A cidade de Niterói foi apontada como a melhor do país em Governança e Sustentabilidade, de acordo com a renomada agência internacional Moody’s. O relatório recentemente divulgado pela agência destacou a cidade por sua excelência na área de Governança, especificamente na administração das finanças, obtendo a maior nota entre todas as cidades analisadas.
Niterói também conquistou o primeiro lugar no ranking da Moody’s na categoria de Sustentabilidade. O documento ressaltou a pontuação elevada do município devido a medidas como a execução de obras de contenção de encostas e o protagonismo na criação da Secretaria do Clima, iniciativa que fortaleceu a concepção de políticas públicas voltadas para a resiliência.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, comemorou essa conquista: “Este resultado é motivo de orgulho para nós. Ano após ano, Niterói tem se consolidado como um município que obtém excelentes resultados em diferentes índices relacionados à gestão fiscal. A qualidade dos serviços prestados à população é prioridade para a prefeitura, e trabalhamos arduamente para uma gestão eficiente dos recursos públicos, atendendo às demandas sociais e mantendo o equilíbrio financeiro do município”, declarou o prefeito.
O ex-prefeito e atual secretário executivo de Niterói, Rodrigo Neves, esteve presente na sede da agência em Nova York, nos Estados Unidos, para a apresentação do relatório. Acompanhado das secretárias de Fazenda, Marília Ortiz, e de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, ele ressaltou a importância dessa classificação para a cidade:
“Isso demonstra que a cidade possui uma gestão orçamentária, financeira e fiscal responsável e transparente. Entre 2013 e 2016, avançamos da 58ª para a 1ª posição em gestão fiscal no ranking da Firjan, e esse posicionamento tem sido mantido até hoje. O reconhecimento internacional de uma importante agência de classificação de risco ajuda a atrair investidores privados para a cidade, pois eles têm a garantia de um ambiente favorável e estável para o desenvolvimento de seus investimentos. Quem se beneficia disso é a população, com melhorias na qualidade de vida, especialmente nas áreas de educação, saúde, geração de empregos, segurança e infraestrutura”, detalhou Rodrigo Neves.
A pesquisa da Moody’s também revelou que Niterói é uma das melhores cidades em Responsabilidade Social, empatada com São Paulo no ranking. A alta pontuação foi atribuída principalmente ao programa Moeda Social Arariboia, uma ferramenta que estimula a economia e o comércio local, beneficiando cerca de 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade na cidade.
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais