Durante o segundo dia do 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, realizado em parceria com a Prefeitura de Maricá, a administração municipal apresentou o protótipo de um ônibus híbrido elétrico-hidrogênio para Gustavo Noronha, gerente de relações governamentais e assuntos técnicos da montadora Toyota. O simpósio acontece na Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá, e tem duração até quarta-feira (31/05).
O estudo dessa tecnologia de ônibus movido a hidrogênio faz parte dos planos do município para uma descarbonização completa da frota de transporte coletivo da cidade até 2038. O investimento total de R$ 11,5 milhões contempla três veículos sustentáveis em desenvolvimento pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ, utilizando diferentes combustíveis não poluentes: 100% elétrico, elétrico-etanol e híbrido elétrico-hidrogênio.
Atualmente, a cidade conta com uma frota de 115 ônibus operados pela Empresa Pública de Transporte (EPT), oferecendo Tarifa Zero e sem custos para a população.
O representante da Toyota, Gustavo Noronha falou sobre a felicidade de ter conhecido o projeto desenvolvido para a descarbonização dos veículos.
“Conhecemos o projeto hoje e analisaremos. Ficamos felizes de conhecer e ver como está desenvolvido o projeto, como estão trabalhando forte para a descarbonização dos veículos”, disse Gustavo Noronha, representante da gigante automobilística japonesa.
O professor e presidente da ABH2, Paulo Emílio Miranda, reafirmou sobra a importância de Maricá está à frente nesta inovação.
“É uma satisfação muito grande ver que um desenvolvimento tecnológico de base cientifica ganha condições com essa ação feita por Maricá para chegar no objetivo que é ajudar a população”, disse Paulo Emílio de Miranda, presidente da ABH2.
O presidente da Companhia de desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, falou sobre a importância da Toyota ser convidada para o evento e ter participação na descarbonização dos veículos.
“O importante da presença da Toyota é que a gente pega um grande player não só nacional mas internacional ligado ao hidrogênio e descarbonização e a gente tem muito a aprender. Queremos chamar a Toyota e outros parceiros para capacitação e qualificação de pessoas de nossa cidade, das universidades e aprimorar nossas iniciativas”, disse o Hamilton Lacerda, presidente da Codemar.
*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes