No último domingo, 11/06, a Academia Niteroiense de Letras (ANL) comemorou 80 anos de fundação. Como parte da comemoração será realizado um almoço em São Domingos. A ANL estrutura-se em quatro classes: membros efetivos (50), beneméritos, honorários e correspondentes; e tem por objetivo incentivar e valorizar a cultura local.
A ANL foi fundada no dia 11 de junho de 1943, em sessão realizada na sala onde funcionava o gabinete do diretor do Departamento de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Falcão, situado no edifício da Biblioteca do Estado, Praça da República, s/n.
Paulo Roberto Cecchetti se tornou o novo presidente da ANL nesse ano e tem gestão até 2025. Ele comentou sobre a importância da instituição para a cidade. “Quero levar pessoas que não sejam somente da área literária, mas de outros segmentos do universo das artes para dentro da ANL”, resumiu.
Cecchetti. Foto Prefeitura de Niterói
Cecchetti ainda convidou o público para um almoço de adesão, que será no próximo dia 22/06, a partir das 12h30min, no Restaurante Jambeiro, em São Domingos. Serão oferecidas três opções de pratos por R$ 75. “A academia está muito atuante e estamos prevendo, ainda nesse semestre, uma exposição do artista plástico Miguel Coelho, dos desenhos em bico de pena. Também estamos promovendo palestras, sempre na última quarta-feira do mês”, exemplificou.
O jornalista Luiz Antonio Mello, conhecido como LAM, é membro da ANL e comemorou o aniversário da instituição. “O aniversário da ANL é a celebração da cultura como ferramenta de evolução social, espiritual. Principalmente em uma cidade como Niterói tradicionalmente alinhada com os livros, uma história que vem lá de trás. Meus parabéns a todos os confrades, mas principalmente aos fundadores da Academia, visionários, apaixonados pelos livros e pela cultura como um todo”, finalizou.
Lam. Foto Divulgação
Membro Titular (Cadeira 22), Alberto Araújo, também felicitou o aniversário da instituição. “Celebramos não apenas o aniversário da nossa instituição, mas também o aniversário de inúmeros sonhos realizados, de conhecimentos compartilhados e de laços que se fortaleceram ao longo de oito décadas, sobretudo a disseminação da Letras e Cultura no panorama literocultural de nossa cidade. Parabéns Academia Niteroiense de Letras por mais um ano de crescimento, de sucesso e em especial a dispersão da Literatura e da Cultura dos nossos companheiros acadêmicos”, frisou.
Curiosidades
Em 27 de dezembro de 1973 ficou registrado como o dia que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) decretou, e o governador Raymundo Padilha sancionou, a Lei 7.349, pela qual a instituição foi considerada de utilidade pública.
Outro dado curioso é que somente em junho de 1988, ao comemorar 45 anos, a ANL finalmente sediou-se, por comodato, no anexo do antigo prédio da Câmara Municipal de Niterói, Rua Visconde do Uruguai, 456, num ato de gestão do então prefeito Waldenir de Bragança.
Sede da ANL. Pintura pintura Bico-de-pena – Miguel Coelho
Foi em 11 de junho de 1993 que a instituição recebeu uma bandeira, criação do acadêmico Alberto Valle.
Quem é o presidente?
Paulo Roberto Cecchetti é niteroiense, publicitário, editor, letrista, curador, poeta, membro da Academia Niteroiense de Letras. Idealizador do projeto “Escritores ao ar Livro”. Alguns de seus livros publicados são “Alvoramada” (poesias, 1987); “Cardumes” (haicais, 1988); “Pleno Pensar” (crônicas, 1989); “Quintal” (haicais, 1997); “Meu gato de nome Mário” (poesias, 2005); “Poética emoldurada” (haicais onomásticos, 2009) e “Sete vidas em haicai” (haicais, 2010).