spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img

Pessoas com deficiência estão sem transporte em Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

A vida de um cadeirante ou de quem tem dificuldade de locomoção já é difícil no pais, principalmente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Em Niterói, que é conhecida por ser referência nacional nesta questão, com rampas e piso tátil nas calçadas, agora, enfrenta problemas no transporte oferecido pela prefeitura. O programa Ponto a Ponto, da Secretaria Municipal de Acessibilidade, foi suspenso na última semana, deixando 250 usuários literalmente a pé.

A dona de casa Dey Mendes tem uma filha que faz tratamento de reabilitação e não sabe o que fazer.

“Minha filha é paciente da Associação Fluminense de Reabilitação, em Icaraí e também faz uso do transporte da prefeitura para ir e realmente estamos sem transporte. Apenas falaram que foi suspenso e não deu mais nem uma resposta. Minha filha já perdeu as consultas das terapias que ela faz por conta deles suspenderem e fico sem saber o que fazer porque o transporte é muito necessário tanto para ela que precisa do tratamento quanto muitos pacientes que há por Niterói”, disse.

O vereador Daniel Marques (União Brasil) denunciou o problema essa semana na Câmara Municipal, em plenário.

“A gente recebeu algumas reclamações nas redes sociais de que aquele programa está suspenso. Uma funcionária, que tem um filho com deficiência, que usa e a informação dos motoristas é que o pagamento foi cessado. São centenas de pessoas que dependem semanalmente desse transporte de acessibilidade para fazerem seus tratamentos”, denunciou o parlamentar, que entrou essa semana com uma representação no Ministério Público do Estado do Rio.

Na ocasião, o líder do Governo na Casa, vereador Andrigo de Carvalho (PDT), confirmou o problema.

Procurada, a Secretaria Municipal de Acessibilidade informou que o serviço de Transporte do Ponto a Ponto foi temporariamente suspenso por questões burocráticas. A Secretaria ressaltou que está trabalhando para que o serviço retorne o mais breve possível.

O programa oferece um transporte alternativo, em vans, gratuito e destinado à locomoção exclusivamente de pessoas com deficiência físico-motora e múltipla e pessoas idosas com mais de 65 anos. Gerenciado pela Secretaria de Acessibilidade, atende 250 pessoas cadastradas em veículos adaptados. Foi instituído pela lei municipal 2693 de 05 de janeiro de 2010 e regulamentado pelo Decreto 10.685/2010. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20 horas. Todos os atendimentos são pré-agendados na secretaria. O telefone é (21) 2613-6610 e o e-mail: transporteacessivel@niteroi.rj.gov.br

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img