Um incêndio de grandes proporções tomou conta da grande trecho do Parque Estadual da Serra da Tiririca, entre Niterói e Maricá, no fim de semana. Na noite do último sábado, 24, um trecho do Morro da Peça, em Itaipu, foi tomado pelo fogo. Depois, testemunhas relataram foco de incêndio no Morro do Telégrafo, no bairro Recanto de Itaipuaçu, em Maricá, O Corpo de Bombeiros foi acionado e levou o domingo inteiro para controlar as chamas.
Segundo os bombeiros, a suspeita é que o incêndio nos dois locais tenha sido provocado por balões, que teriam caído na região. Guarda parques também ajudaram a controlar o fogo. Como a mata era fechada e a subida, íngreme, as equipes tiveram dificuldade em chegar aos locais. Os bombeiros precisaram usar helicópteros para apagar as chamas.
Reserva florestal da Mata Atlântica e área de proteção permanente, a Serra da Tiririca abriga diversas espécies da fauna e flora e algumas estão ameaçadas de extinção. O parque é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A Prefeitura de Niterói fez uma postagem em seu perfil no Facebook com uma crítica à cultura de soltar balões, que, embora proibida por lei e crime previsto no Código Penal desde 1998, ainda é muito praticada no período das festas juninas. Eis um trecho:
“Balões são a principal causa de incêndios em vegetação no Estado do RJ e em Niterói. Essas são imagens de hoje, no Parque Estadual da Serra da Tiririca, o PESET. Além de ameaçar florestas, soltar balões ameaça também patrimônios e põe vidas em risco, pois não são poucos os relatos de balões caindo sobre refinarias e ameaçando a aviação. Desde 2013, temos trabalhado incansavelmente para proteger as florestas. Niterói conta com mais da metade do território protegido por unidades de conservação. Desenvolvemos um dos maiores esforços de recuperação florestal no país, com várias frentes de reflorestamento. Tudo isso é posto em risco pelo ato criminoso de soltar balões”.
A prefeitura ainda tem o programa “Niterói Contra Queimadas”, da Defesa Civil, que atua nas comunidades alertando sobre os riscos dos incêndios, a legislação aplicável e as suas penalidades.
Para a denúncia de soltura de balões, a prefeitura divulgou o número da Linha Verde: 0300 253 1177, programa do Disque Denúncia voltado para denunciar crimes ambientais. Em caso de emergência ligue 199 ou 2620-0199.