Após o Detran-RJ reabrir os postos de identificação civil nas maternidades públicas o número de registros de recém-nascidos está em 9.569, desde abril de 2022. A medida combate o problema do sub-registro civil e acontece em diversos hospitais do Estado, entre eles o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal) em Niterói; e o Hospital dos Lagos, em Bacaxá na cidade de Saquarema.
O projeto é uma parceria com o Ministério Público, a Defensoria Pública e prefeituras. De acordo com a Diretoria de Identificação Civil do Detran.RJ, 9.569 bebês foram registrados em maternidades públicas em pouco mais de um ano. O número total de registros chegou a 10.172, sendo que neste número estão 60 mães e 37 pais que tiraram a primeira via da carteira de identidade – ou seja, pelo menos no Estado do Rio jamais tinham sido registrados.
O programa de identificação civil em maternidades foi durante a pandemia de Covid-19. O programa reduz o abandono das crianças, por levar pais e mães a criar vínculos mais fortes com seus bebês.