spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img

Prefeitura de Niterói aprova projeto do Terminal Rodoviário do Caramujo

spot_imgspot_img

Mais lidas

Mais um passo dado para a construção do Terminal Rodoviário do Caramujo. A Prefeitura de Niterói, através da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), concluiu pela aceitação provisória do projeto básico de construção do terminal, que está sendo feito pela empresa MML Energia e Engenharia. O aceite foi no dia 29 de junho e divulgado no Diário Oficial do Município no último sábado, 15.

O contrato foi assinado em 14 de setembro de 2022. Segundo o aceite da prefeitura, os serviços foram executados segundo as especificações e instruções contratuais. A aprovação do projeto foi feita após vistoria da Emusa em 29 de junho.

Procurada, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbanismo informa que o novo terminal, que será construído no bairro do Caramujo, pretende reduzir o número de linhas metropolitanas que passam pela Alameda São Boaventura, diminuindo os congestionamentos na região e nas principais vias de acesso ao Terminal João Goulart, localizado no Centro da cidade. Além disso, o novo terminal possibilitará novas conexões e trajetos para os bairros de Niterói, sem a necessidade de passar pela região central da cidade.

A partir do novo terminal, será criada uma linha troncal entre o Terminal do Caramujo, na Zona Norte, e o Terminal João Goulart, no Centro. O objetivo é beneficiar, além dos moradores de Niterói, os das cidades vizinhas, como São Gonçalo e Maricá.

Em abril passado, a prefeitura divulgou que a obra seria feita com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Transportes.

Terminal foi anunciado em agosto de 2019

A ideia de construção do terminal foi anunciado em agosto de 2019, durante encontro entre o então prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o ex-secretário estadual de Transportes, Delmo Pinho. A proposta já fazia parte do Plano Lerner, contratado em 2009 na gestão do ex-prefeito Jorge Roberto Silveira.

“Niterói recebe centenas de ônibus intermunicipais, sobretudo pela Alameda São Boaventura. A Prefeitura lançará nas próximas semanas um projeto de modernização das estações da Alameda para ganhar maior eficiência e qualidade no sistema de transportes daquela região. Agora, é fundamental tiramos do papel a estação de transbordo do Caramujo para que a gente evite essa entrada tão absurda, acima da capacidade da Alameda suportar todo este tráfego na RJ 104”, declarou Neves, na época.

Com a construção de um terminal de transbordo intermunicipal no Caramujo, ônibus que seguem de Maricá, Alcântara, Itaboraí e Região dos Lagos teriam que desembarcar os cerca de 93.700 passageiros que utilizam diariamente as linhas intermunicipais.

A medida acabaria com o sufoco no trânsito da Alameda que recebe centenas de coletivos e provocam monstruosos engarrafamentos. Com a diminuição do tráfego de ônibus intermunicipais o tempo de viagem também seria reduzido.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img