Para combater as barricadas, que impedem o direito de ir e vir de moradores de comunidades, o deputado federal gonçalense Dimas Gadelha (PT) propôs a criação, no Congresso Nacional, da Frente Parlamentar de incentivo às políticas públicas de combate às barricadas.
“Em São Gonçalo e em outras cidades do estado do Rio de Janeiro, as barricadas são barreiras montadas por criminosos e impedem a entrada das forças policias, impedem o ir e vir da população e inviabilizam a prestação de serviços essenciais, como saúde e educação”, acreditao parlamentar fluminense.
A iniciativa deverá debater as barricadas em São Gonçalo mas, também, tratar o problema a nível nacional, discutindo soluções que envolvam todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal) e as responsabilidades de cada uma.
Para que a Frente Parlamentar seja efetivada são necessárias 198 assinaturas de deputados e 17 de senadores. E, apesar de serem ligados a uma pauta armamentista e de segurança, parlamentares fluminenses se recusaram a assinar a proposição, caso de Altineu Côrtes, Carlos Jordy, Delegado Alexandre Ramagem e General Eduardo Pazzuelo, todos do PL.