O aparecimento de animais marinhos nas praias Litorâneas do Rio chama atenção para a preservação das espécies e de como a sociedade tem influência nessa migração. Na manhã de quinta-feira (27/07) uma baleia deu o ar da graça na Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói. A prefeitura confirmou em suas redes sociais que o aparecimento da baleia, que ganhou as redes sociais através de um vídeo, aconteceu na praia da cidade sorriso.
Baleia /jubarte e pinguins dão o ar da graça nos mares e chamam atenção de banhistas e ambientalistas; sem falar nas tartarugas que já não são consideradas visitas nas praias de Niterói, por exemplo.
Especialistas comentam aparecimento de animais marinhos nas praias Litorâneas
O presidente do AquaRio, o biólogo marinho Marcelo Szpilman, explicou sobre o aparecimento de baleias da espécie jubarte no litoral do Rio. A migração é considerada normal já que anualmente elas saem da Antártida sentido Norte do Brasil, Abrolhos – Bahia, e as fêmeas vão parir os filhotes. “Elas amamentam os filhotes até eles terem condições de nadarem de volta para a Antártida. Nesse caminho elas passam e eventualmente e entram nas águas mais litorâneas para descansar. São cerca de 20 mil baleias que fazem essa migração que começa ainda em junho e termina por volta de setembro”, explicou.
Já o aparecimento de pinguins segue outra lógica e eles seguem as correntes marítimas mais frias que vêm do Sul. A bióloga Vanessa Braga Gouveia Gementi frisou que até novembro eles costumam aparecer nas águas litorâneas. “Eles aparecem em busca de alimentos. Para eles a viagem até o Rio de Janeiro é muito desgastante, chegam muito debilitados e alguns precisam ser reabilitados. São dóceis mas não é aconselhado a aproximação desses animais”, frisou a educadora ambiental.
Vanessa ainda frisou a importância e necessidade de trabalho de conscientização para manter o aumento da população marinha. “As baleias foram dizimadas e com a proibição da caça, em 1986, somente agora estamos observando um crescimento dessa população”, pontuou.
Marcelo Szpilman também pontuou a conscientização para o aumento e conservação animal no caso das tartarugas, via Projeto Tamar. “O aparecimento da tartaruga nas praias do Rio é normal e constante e dificilmente se faz um mergulho, por exemplo, sem avistar um animal desse. O Projeto Tamar faz um trabalho excepcional de conservação”, finalizou.
Outros aparecimentos
No final de junho uma baleia foi filmada se ‘exibindo’ para pessoas que estavam em um barco em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. No dia 15 de julho um pinguim foi resgatado na Praia de Piratininga, em Niterói, e agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal fizeram o resgate após chamados de moradores. O pinguim estava debilitado e foi encaminhado para o instituto Econservation, em Itaipuaçu, para receber tratamento.