Após a manifestação do Movimento de Mulheres em São Gonçalo pela retomada das obras da maternidade Hospital da Mãe, no Colubandê, na terça-feira (15/08); a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informou que o processo vai entrar na fase de licitação.
O grupo cobrou do Governo do Estado sobre a importância da unidade de saúde para a prevenção da morte materna e neonatal, enfrentamento a violência obstétrica e violações de direitos humanos de quem vai nascer.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informou que, em maio deste ano, foi aprovado um novo projeto para a unidade, contendo adequações em relação ao projeto original. Era prevista a construção de um prédio de cinco andares, onde o ‘esqueleto’ já está construído, com dezenas de leitos, UTIs e equipamentos de última geração.
Ainda segundo a pasta o próximo passo é a licitação, que será conduzida pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ). A estimativa é que o término das obras ocorra em 18 meses, após a assinatura de contrato com a empresa vencedora da licitação.