spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img

Estado garante que Caio Martins será para atividades esportivas

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Complexo Esportivo Caio Martins, no bairro de Icaraí, zona sul de Niterói, será totalmente voltado para atividades esportivas e aberto à população. Essa foi a garantia dada pelo secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, em audiência pública na noite de quinta-feira, 17, no ginásio do Caio Martins. O evento foi o início da consulta popular para saber o uso do espaço futuramente.

Picciani descartou que na área seja construído um shopping ou um prédio residencial. Também descartou o uso do campo para jogos de grande público, como acontecia antigamente, ou treinos do clube Botafogo, que até março deste ano era arrendatário do complexo. Em abril último foi criado um Grupo de Trabalho para debater o futuro do complexo.

“Quero garantir que o equipamento não será substituído por empreendimentos imobiliários ou shoppings, é destinado ao esporte, lazer e cultura. O site com consulta pública já está disponível para todos opinarem e contém as informações oficiais sobre todo o andamento do nosso grupo de trabalho”, pontuou o secretário.

Picciani acrescentou que não seria viável ter jogos de grande público no estádio, por conta dos engarrafamentos no bairro, o que sempre teve em dias de jogo. Mas, não descartou o uso do campo para competições menores.

“Vamos ouvir a população a respeito. Por isso abrimos a consulta pública. A gente não verifica grande pertinência aqui de grandes partidas. A gente quer um espaço aberto ao público e não um estádio fechado. Hoje o time feminino do Botafogo treina aqui. Vamos ver outro lugar para elas”, anunciou o secretário.

Picciani disse também que primeiro é preciso fazer obras de macrodrenagem na área, para acabar com os alagamentos em dias de chuva.

“Pontuamos junto à prefeitura, à Comissão Especial da Alerj e da Câmara Municipal , que tratam do assunto, a necessidade de obras de macrodrenagem para resolver o problema crônico de alagamento na região que existe há anos. Eu consultei o deputado estadual Vítor Júnior e o prefeito Axel Grael para fazer um estudo sobre a viabilidade de piscinas subterrâneas, como as que foram feitas na Praça da Bandeira, no Rioe resolveram os alagamentos lá. Quem faria tal obra é a prefeitura. Essa obra será prioridade”, anunciou o secretário.

Em seguida, o ex-vereador Bruno Lessa, assessor especial do governador Cláudio Castro, apresentou o site www.caiomartins.rj.gov.br , criado pelo Governo do Estado para a população expressar o que deseja para o complexo.

“Essa consulta pública, eu tenho certeza de que será um marco na história de nossa cidade. As obras quase completas, a piscina, a parte externa, já plenamente em atividade. Eu tenho muita convicção de que a gente vai ter cada vez mais alunos aqui dentro. Cada vez mais pessoas participando do Caio Martins. A participação das pessoas no site é muito importante. Além dessa audiência, no dia 2 de setembro teremos aqui o programa RJ Para Todos, onde vários serviços do Governo do Estado serão ofertados. Estará aqui o Detran tirando carteira de identidade e marcando a de habilitação, a Secretaria de Trabalho com vagas de empregos e outros. Teremos servidores fazendo o questionário para quem não conseguir entrar no site. No dia 26 de setembro teremos outra audiência pública, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói”, anunciou Lessa.

Vítor Junior (PDT) enfatizou a importância de um acordo entre a prefeitura e o governo estadual para a obra de macrodrenagem no entorno da bacia do Rio Icaraí.

“Para que nenhuma intervenção seja feita antes de buscar a solução definitiva para os alagamentos do entorno da Avenida Roberto Silveira. A canalização do Rio Icaraí passa debaixo do Caio Martins e debaixo de outros prédios da Rua Presidente Backer e outras ruas. Encontramos um projeto antigo, da época do governo do ex-prefeito Godofredo Pinto. O estudo foi feito. Na época, não era permitido pelo Estado nenhuma intervenção dentro do Caio Martins. Mas, o governo seguinte optou por não fazer nada ali. Agora temos a oportunidade solucionar a drenagem. O volume de água que vem do Pé Pequeno é muito grande e isso causa os alagamentos. O prefeito Axel Grael já autorizou novo estudo para resolver o problema. Se conseguirmos resolver isso, poderemos ter o BRT de Charitas até o Centro da cidade”, explicou o parlamentar.

Evento teve cerca de 400 pessoas no Caio Martins

Na mesa estavam, além de Picciani e Bruno, Luiz Vieira, secretário municipal de Administração (além de representante da Câmara de Dirigentes Lojistas); a promotora Renata Scarpa, da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Niterói; Gelby Justo, subsecretário de Gestão de Equipamentos da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; Renato de Paula, presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), o vereador Fabiano Gonçalves (Cidadania) e André Braga, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop).

O empresário Bruno Serpa Pinto, representando o mercado imobiliário na audiência, garantiu que o setor não tem qualquer interesse na área e quer que estádio seja usado para prática de esportes e aberto a população.

“Antes de ser empresário, sou de Niterói e sei da importância do Caio Martins para a cidade. Nunca houve pressão do mercado imobiliário em relação a área do complexo”, disse.

Cerca de 400 pessoas compareceram à audiência. A professora de Zumba Letícia Salles comemorou o apoio do Estado e do Grupo de Trabalho no complexo.

“Estou aqui há cinco anos e tenho que falar do quanto o Caio Martins significa para a população. Infelizmente ja vi esse lugar completamente deteriorado Os professores, os alunos e o poder público foram muito importantes para trazer de volta a esperança para o equipamento – exaltou.

O Caio Martins permaneceu fechado nos últimos anos devido a problemas estruturais. Em maio, várias atividades físicas foram retomadas. Atualmente, a população já conta com aulas gratuitas de Alongamento, Natação, Hidroginástica, Tai Chi Chuan, Yoga, Capoeira e Zumba no complexo esportivo. Mais de 2 mil alunos estão matriculados.

Enquanto isso, a Empresa de Obras Públicas do estado (Emop-RJ) faz manutenção no Caio Martins. O trabalho inclui a revitalização do ginásio poliesportivo, reformas nos banheiros e vestiários, recuperação do piso ao redor da piscina, pintura dos corredores, revitalização da entrada principal e melhorias nas calçadas do entorno do projeto. As ações fazem parte do Programa de Manutenção Continuada do Governo do Estado do Rio de Janeiro, visando garantir um ambiente seguro e adequado para a prática de esportes e atividades físicas no complexo esportivo.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img