A Prefeitura de Maricá demoliu, nesta quarta-feira (23/08), uma construção irregular à beira da Lagoa de Jacaorá, na Avenida Nero da Silva Bittencourt. O local erguido dentro da faixa marginal de proteção lagunar era um bar, cuja área estava avançando sobre o espelho d’água com o auxílio de pneus velhos aterrados.
Com o auxílio de uma máquina retroescavadeira, foram derrubados o imóvel e parte do muro que o cercava. De acordo com a Secretaria da Cidade Sustentável, o limite da faixa marginal de proteção é a via pública que corta o trecho, sendo proibidas edificações no lado que fica na margem da lagoa.
Os responsáveis por outros imóveis erguidos nessas mesmas condições estão sendo notificados.
Esta foi a 37ª ação executada em 2023 pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated). Entre os bairros visitados que receberam fiscalização estão: Itaipuaçu, Spar, Jacaroá, Jardim Interlagos, Bambuí, Cordeirinho, Mumbuca e Condado. Em caso de dúvidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Serviços Integrados Municipal (SIM): www.sim.marica.rj.gov.br .