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Cláudio Castro recebe grupo chinês interessado na Linha 3 do Metrô

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Promessa de diversos governos estaduais há mais de 15 anos, a Linha 3 do Metrô, que ligará a Praça XV, no Centro do Rio, a São Gonçalo, ganhou uma grande chance de sair do papel. O governador Cláudio Castro recebeu nesta quinta-feira, no Palácio Guanabara, a comitiva da estatal chinesa CRRC Corporation Limited, que está interessado em iniciar os estudos sobre a futura via. Eles serão realizados pelo modelo DLS – que envolve desde o projeto de construção até a operação com suporte de inteligência.

Ao receber o grupo, Castro destacou a retomada do estado nos setores econômico, fiscal e de infraestrutura.

“Hoje, nós somos a segunda economia do país, além de sermos responsáveis por 20% de toda a arrecadação dos impostos federais. Também somos responsáveis por 85% da produção de petróleo e de 75% do gás natural do Brasil. Não tenho dúvidas que o nosso estado possui grandes expectativas para o futuro. Somos uma grande potência econômica”, ressaltou o governador.

Durante o encontro, a empresa, que opera no Brasil desde 2008, mostrou suas principais linhas de negócios, que englobam pesquisa, fabricação, reparo, venda, locação e serviços técnicos de transporte ferroviário urbano. Além disso, o grupo doou livros para a Biblioteca Parque Estadual, que fica localizada na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio.

Também participaram da reunião o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione; o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis; o deputado estadual, Rosenverg Reis, entre outros.

“Estamos vivendo um novo momento no Rio de Janeiro e essa parceria com a empresa chinesa CRRC é fundamental. A oportunidade do início do projeto da Linha 3 do Metrô vai mudar a história do nosso estado, interligando toda a cidade”, disse o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.

O projeto original da Linha 3 do Metrô, elaborado ainda na primeira década do século XXI, era ligar a Praça XV até Itaboraí, por causa das obras do futuro Complexo Petroquímico do Estado do Rio (Comperj), em Itaboraí. Porém, devido ao escândalo da Lava-Jato, em 2014, que culminou na paralisação das obras do empreendimento, o projeto foi reduzido, devido ainda ao seu alto custo. A linha começou a ser sonhada na época do Segundo Reinado (1840-1889), ligando o Rio a Niterói embaixo da Baía da Guanabara.

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