spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Vídeo: Cedae interrompe operação da ETA Guandu por causa de espuma desconhecida

Mais lidas

Uma espuma, de origem desconhecida, no manancial de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, em Nova Iguaçu, afetou a operação da Cedae. A distribuição de água foi interrompida no início da manhã desta segunda-feira (28/8) para garantir a segurança hídrica.

O Rio Guadu fornece o que se chama de água bruta, ou a água não tratada. O fechamento pode afetar mais de 13 milhões de pessoas, no Rio de Janeiro e mais Baixada Fluminense. As cidades da Região Metropolitana não correm o risco de serem afetadas por serem abastecidas por outro sistema, Imunana-Laranjal. Nesse é composto pelo Canal de Imunana, que capta e leva a água dos rios Guapiaçu e Macacu.

De acordo com a concessionária, o protocolo de contingência foi acionado em razão das alterações da qualidade da água bruta (não tratada). Técnicos da Companhia monitoram continuamente as condições do manancial até que a concentração deste material não represente risco e, assim que a situação for controlada, a operação da ETA será retomada.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já foi notificado sobre o ocorrido e está em análise do caso.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img