27 de fevereiro de 2023. Essa foi a data da então última goleada aplicada pelo Vasco da Gama, que não vive um bom ano. Neste sábado (16), o cruz-maltino se reencontrou com a torcida no Estádio Nilton Santos e goleou o Fluminense por 4×2, com Gabriel Pec saindo do banco de reservas e brilhando, com dois gols.
Em fevereiro, a vítima foi o Boavista, de Saquarema. Pedro Raul (que já não atua mais pelo Gigante da Colina) fez dois gols. Alex Teixeira e Puma Rodríguez – que seguem no Vasco – completaram o placar, que terminou 4×1. Di Maria descontou para os saquaremenses.
Outras mudanças – Naquele momento, o Vasco tentava engrenar para disputar a fase final do Campeonato Carioca e, com aquela vitória, chegou à terceira colocação. O time também tinha comando diferente; Maurício Barbieri era o técnico. Por conta da má campanha no Brasileirão, ele foi substituído pelo argentino Ramón Díaz.
Brasileirão – Nesse sábado (16), Vasco e Fluminense fizeram um bom jogo no Estádio Nilton Santos. Já no primeiro tempo, o Gigante da Colina conseguiu abrir o placar com Praxedes em lance polêmico: Germán Cano, centroavante tricolor, sofreu falta ignorada pelo árbitro Raphael Claus e pelo VAR na origem da jogada – falta essa que rendeu uma entorse e um ferimento no tornozelo do camisa 14 do Fluminense.
No retorno do segundo tempo, antes do cronômetro completar o primeiro minuto, Marcelo empatou a partida, mostrando que a segunda etapa seria de muita emoção. Tanto que, três minutos mais tarde, o argentino Vegetti recolocou o Vasco à frente no placar.
Aos 10 minutos, Guga aproveitou belo passe de André e cruzou na medida para Lima chegar de trás e empatar novamente a partida: 2×2 e um grande jogo de futebol. Quatro minutos depois, Ramón Díaz mexeu no time e no destino da partida: colocou em campo Gabriel Pec, revigorando o Vasco contra um Fluminense que já estava sem alguns dos seus principais jogadores – o lateral Samuel Xavier e o técnico Fernando Diniz estavam suspensos e o zagueiro Felipe Melo e o meia PH Ganso lesionados.

Aos 28′, André e Guga se enrolaram e a bola sobrou para o craque da partida: Gabriel Pec aproveitou a falha e desempatou o jogo: 3×2 para o Vasco. Aos 39′, apesar do domínio tricolor em busca do empate, Puma Rodríguez cruzou, Vegetti raspou de cabeça e Pec fez mais um, dando números finais ao grande jogo no estádio do Botafogo – o Maracanã só reabre neste domingo (17) para a final da Copa do Brasil e São Januário só volta a receber partidas na próxima quinta (21), quando o Vasco recebe o Coritiba.