spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img

Literatura e leitura de periferia em debate na Flim de Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

A literatura feita nas comunidades e demais áreas de periferia no país foram tema de debates no quinto dia da 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), no último sábado, 23, na Praça dos Gaviões, no distrito de Itaipuaçu. Centenas de pessoas se acotovelaram para assistir ás palestras do dia com escritores convidados das mesas de debate e rodas de conversa, entre os quais, o imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Antônio Torres. Milhares de estudantes, moradores e visitantes circularam entre os estantes de livros da Tenda Literária.

Na roda de conversa ocorrida na Arena Gilberto Gil, o tema “Caminhos da Transformação: Leitura, Literatura e seus impactos na periferia”, contou com a participação de Felipe Eugênio, coordenador da Periferia Brasileira de Letras (PBL), Israel Neto, Regina Tchelly, escritora e chef da Favela Orgânica e de Antônio Torres. Foi um dos eventos mais disputados do dia.

Durante a conversa foi abordada a necessidade e a importância da leitura como um dos principais meios de mudanças e propagação de justiça social, principalmente nas periferias brasileiras. Regina Tchelly destacou o desperdício e as oportunidades nas comunidades, como o consumo consciente, gastronomia alternativa, compostagem caseira e hortas em pequenos espaços.

Felipe Eugênio pontuou a literatura e leitura como um grande privilégio em diferentes espaços, com um rico fluxo de produção de pensamento sobre o país, que serve como elemento de sofisticação estética e política. Antônio Torres ressaltou a importância de trocas entre a ABL e a PBL

“Foi um encontro muito feliz. Muito gratificante poder conhecer esses autores da periferia e trocar experiências. Maricá está dando um exemplo sensacional de fazer esses encontros tão diferentes, tão multiculturais e tão importantes como o momento histórico do Brasil”, contou.

Israel Neto contou a sua trajetória dedicada ao fortalecimento e valorização do gênero literário afrofuturista e antirracistas nas periferias.

“Trouxe para a FLIM um pouco da minha trajetória literária, de alguns pensamentos que circulam nesse movimento e principalmente provocações de como que esse futuro pode ser construído a partir da participação da comunidade negra e de quem também quer fazer um rompimento com essas lógicas que às vezes perpetuam o racismo”, declarou.

Na parte da manhã o destaque foi a apresentação musical da Mangueira do Amanhã, já à tarde os visitantes puderam assistir a contação de histórias da pedagoga e escritora, Naná Martins e um festival estudantil de artes de Maricá que lotou a lona Porão Cultural. Mães, pais e amigos dos alunos da rede pública se uniram em pequenas “torcidas organizadas” aplaudindo as apresentações dos seus favoritos ao final de cada canção e de declamação de poesias.  

Palco Sete Sóis e Sete Luas

Á noite, A cantora Zélia Duncan subiu ao palco Sete Sóis e Sete Luas para levar ao público músicas de sucesso do seu amplo repertório, como “Catedral”, “Nos lençóis desse reggae”, “Imorais”, “Carne e Osso”, além de músicas de Rita Lee e Cássia Eller.

“A festa literária de Maricá é a valorização da cultura local, é um encontro de luta pela cultura brasileira, um evento sobre a cultura, sobre uma cidade. Estou muito feliz e espero voltar em breve”, declarou Zélia Duncan.

No domingo

A programação deste domingo, 24, começou com apresentação do cordel com Edmilson Santini e Neusa Rodrigues com Oficina de Carnaval.  

Às 14h30, teve a mesa de diálogo com o tema “Ensino, metodologias ativas e educação ao ar livre”, na Arena Gilberto Gil. No início da noite, a partir das 18h a Roda de Conversa com o tema “Teias Literárias entre Brasil e África”, acontece na Arena Gilberto Gil e que conta com a participação do escritor de GuinéBoissau Eliseu Banori e dos escritores e professores Rodrigo Santos e Sandra Gurgel.

O evento ainda conta com o show do cantor Rafael Caçula, às 20h30.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img