A Polícia Federal, junto com representantes do Governo do Portugal, cumpre cinco mandados de busca e apreensão no município de Saquarema e no Rio de Janeiro nesta terça-feira, 7, pela operação “Agendrómo”. Segundo testemunhas, dois homens de Saquarema foram levados pelos agentes. Eles estavam em um estabelecimento perto da Praça de Santo Antônio, no distrito de Bacaxá.
A operação conta com cerca de 30 policiais federais e agentes de segurança portugueses, além de membros do Ministério Público de Portugal. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Brasil, atendendo a pedidos feitos por autoridades portuguesas.
Segundo a PF, as investigações – iniciadas e conduzidas pelas autoridades de Portugal – apuram o agendamento ilícito de vagas para a prática de atos consulares, além dos crimes de corrupção, concussão, peculato e falsificação de documentos cometidos por funcionários do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, em conluio com requerentes de vistos e nacionalidade portuguesa.
Além disso, os agentes apuram se traficantes ligados a uma facção criminosa teriam usado esse esquema para viajar a Portugal.
PF divulga mais tarde um balanço da operação.