O policial militar Carlos Arnaud Baldez Silva Júnior, de 53 anos, foi encontrado morto em sua cela, no Complexo Prisional de Bangu, na Zona Oeste do Rio, onde ele cumpria pena por matar o vendedor ambulante Hiago Macedo de Oliveira Bastos, de 21 anos, em fevereiro do ano passado. A morte foi comunicada esta sexta-feira, 17.
O PM sofreu uma tromboembolia pulmonar no último dia 3 de novembro. Ele foi condenado no último dia 24 de outubro a 14 anos de prisão em regime fechado por ter matado Hiago em frente à Estação das Barcas Arariboia, no Centro de Niterói. Outra decisão da juíza Nearis dos Santos Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, é que ele perdesse a função na Polícia Militar.
O policial chegou a ser encaminhado ao hospital penal da unidade, mas não resistiu. Ele foi enterrado no Cemitério de Irajá, na Zona Norte do Rio.
O crime
Segundo testemunhas, o policial militar, que estava à paisana, e o Hiago começaram uma discussão depois que o trabalhador ofereceu seus produtos a uma idosa. Carlos Arnaud sacou a arma e deu voz de prisão para Hiago, que reagiu. O PM disparou e atingiu o ambulante no peito, que morreu no local.