spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Governo do Estado volta a ter Secretaria de Segurança

spot_imgspot_img

Mais lidas

Quase cinco anos depois de ter sido extinta, a Secretaria de Segurança volta a fazer parte da estrutura do Governo do Estado do Rio. Ela tinha sido extinta em janeiro de 2019, com a reforma administrativa promovida pelo então governador recém-empossado Wilson Witzel. Agora foi recriada na gestão de Cláudio Castro, que na época, era seu vice. O delegado da Polícia Federal Victor Cesar Carvalho dos Santos, foi anunciado nesta segunda-feira, 27, como novo titular da pasta.

Segundo o governador, a Corregedoria Unificada fará parte da nova estrutura.

“Determinei ao novo secretário de Segurança que apresente um plano para fortalecer ainda mais as polícias Civil e Militar e que a secretaria de Segurança tenha em sua estrutura uma Corregedoria-Geral Unificada. Seguiremos, de forma integrada, combatendo fortemente as máfias que atingem não só o Rio de Janeiro, mas o Brasil”, Cláudio Castro.

Na gestão de Witzel, a antiga Secretaria de Segurança Pública tinha dado lugar para as secretarias de Estado de Polícia Civil e Militar. Estas continuarão a existir no Governo Cláudio Castro.

Victor dos Santos é delegado da Polícia Federal há mais de 20 anos. Na instituição atuou como coordenador operacional de grandes eventos, entre eles, a visita do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013. O delegado também participou da coordenação da segurança dos Jogos Mundiais Militares e da Rio+20. Foi Superintendente Regional da Polícia Federal do Distrito Federal. Na Superintendência Regional da Polícia Federal do Rio de Janeiro, atuou na Delegacia de Repressão a Entorpecentes e na Corregedoria Regional da Polícia Federal.

Histórico

O último secretário de Segurança Pública, na gestão do ex-governador Luiz Fernando Pezão (2014-2018), foi Richard Fernandez Nunes, que comandou a pasta de 27 de fevereiro de 2018 até 1º de janeiro de 2019, sob o comando do interventor federal na área, general Braga Netto. Antes dele, foi Antônio Roberto Cesário de Sá, que ficou de 17 de outubro de 2016 a 19 de fevereiro de 2018. Quem mais ficou tempo na pasta foi José Mariano Beltrame, nomeado na gestão de Sérgio Cabral Filho, em 1º de janeiro de 2007 e ficou até 17 de outubro de 2016.

José Mariano Beltrame foi o que ficou mais tempo como secretário de Estado de Segurança/Elza Fiúza – Agência Brasil

Mudança também na Procuradoria-Geral do Estado

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) passará a ser comandada por Renan Miguel Saad. Ele vai substituir Bruno Dubeux. Renan Saad é Procurador do Estado do Rio de Janeiro há 30 anos, e já foi assessor jurídico chefe das Secretarias de Estado de Planejamento e Controle, Fazenda e Desestatização.

Também chefiou a Assessoria Jurídica das secretarias de Estado de Educação e de Transportes. O novo procurador-geral do Estado foi ainda responsável pela reestruturação do setor de transporte aquaviário de passageiros no Estado do Rio de Janeiro.

Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), também foi professor universitário da PUC/RJ e da Faculdade de Direito Cândido Mendes.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img