Com a injeção da segunda e última parcela do 13º salário na economia, pago no último dia 20/12, o economista e professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibemec), Gilberto Braga, dá algumas dicas para garantir uma boa administração desse dinheiro no período de festas de final de ano.
Clique aqui para seguir o Errejota Notícias pelo WhatsApp
“O 13º salário é um recurso muito esperado pelos trabalhadores e vem numa época que muitos deles tiram férias. Acabam que junto com o valor do 13º e antecipa o valor das férias então pode ser uma verba extremamente relevante para que consiga realizar planos financeiros”, explicou.
Braga ainda frisou que normalmente a prioridade deve ser equacionar os endividamentos, fazer uma reserva e planejar essa reserva pelo menos paras os primeiros meses de janeiro a março.
“É preciso lembrar que a conta do cartão de crédito vem, tem IPVA, IPTU e volta as aulas e normalmente esse dinheiro extra tem que ser rentável pelo menos para garantir o carnaval em meados de fevereiro”, pontuou.
O especialista comentou ainda que para a economia é um dinheiro injetado que valoriza principalmente o comércio. “Quem deixa para gastar na última hora tende a fazer de maneira impulsiva. É preciso organizar”, finalizou.