A prova de aptidão do Passaporte Universitário aconteceu no último domingo (7) e muitos concorrentes estão com dúvidas do que deverá fazer a partir de então; o edital do programa já foi publicado e tem o passo a passo de como os interessados no programa devem proceder a partir de agora.
A interposição de recursos aconteceu no dia seguinte à prova, segunda (8), e agora estão acontecendo a correção dos cartões de resposta. O número de acertos, a imagem do cartão resposta e o gabarito final da Prova de Aptidão serão divulgados no dia 19/01. Quatro dias depois divulgado o resultado final da Prova de Aptidão.
O período de inscrição (para os que forem considerados aptos pela Prova de Aptidão) no Passaporte Universitário acontecerá do dia 25/01/2024 a 31/01/2024. O período de análise acontece nos seis primeiros dias de fevereiro. No dia 07/02 acontece a publicação da listagem preliminar de
aptos, não aptos e não classificados.
Nos dias 08 e 09/02, será aberto o prazo de interposição de recursos e, entre os dias 15 e 20/02, esses recursos serão analisados. A listagem final dos aptos, não aptos e não classificados será divulgada no dia 21/02.
A tradicional cerimônia de entrega dos certificados acontecerá no dia 23/02. Os alunos precisarão fazer a matrícula nas instituições credenciadas entre os dias 24/02 e 06/03. A reclassificação está prevista para o dia 13/03, e os certificados dos reclassificados será entregue no dia 15/03. O período de matrícula da reclassificação começa no dia 16 e termina em 19/03.
Documentação – O candidato que obteve ao menos 15 acertos sem zerar nenhuma das matérias (Português, Matemática e Conhecimentos Gerais de Maricá) já pode, ao menos, separar a documentação que será exigida no ato do cadastro ao Passaporte Universitário – ter feito a prova, apenas, não é garantia de cadastramento ao programa.
Na documentação pessoal, o candidato precisará apresentar cópias do CPF, Título de Eleitor (Certidão do Tribunal Superior Regional), do RG (frente e verso) e da Carteira de Trabalho (cópias das páginas que contém a foto e identificação, o último contrato de trabalho e a página em branco) ou Previdência Social (CNIS – emitido pelo INSS). Também é necessário apresentar a Certidão de Nascimento (ou Casamento ou Divórcio), além da certidão dos filhos.
Será necessário também apresentar os comprovantes de escolaridade (Histórico Escolar e Diploma ou Histórico Escolar e Certificado de Conclusão
do Ensino Médio). Também será aceito Histórico Escolar e Declaração de Escolaridade (com validade de até 60 dias).
Vale frisar que o candidato que concluiu o Ensino Médio em 2023, e não possui Histórico Escolar, deverá anexar Declaração de Conclusão, informando onde estudou no primeiro e segundo ano do Ensino Médio.
Um dos pontos que demanda mais dúvida é a apresentação dos comprovantes de residência. É necessário apresentar documentos para os anos de 2023, 2022, 2021 e 2020. Mas, atenção! Serão aceitas somente contas de água, luz, gás, internet ou telefone (fixo ou móvel) no nome do candidato ou em nome dos pais, cônjuge ou companheiro, desde que constem na declaração de renda bruta familiar. Será necessário anexar, também, certidão de casamento ou união estável anterior a 2021.
A declaração de Renda individual deve ser anexada no ato da inscrição, no Portal do Candidato, em conjunto com as declarações de renda de todos os residentes no mesmo domicílio. A documentação que deve ser apresentada é a seguinte:
PCD – Os candidatos concorrentes às vagas para deficientes deverão comprovar a condição especial mediante à apresentação de Laudo Médico devidamente assinado e carimbado, em papel timbrado e com
data do ano de 2022 ou 2023 (exceto os previstos na Lei Estadual 10.186/2023, cujo Laudo Médico é por tempo indeterminado).