As obras de construção do heliponto no Hospital Municipal Dr. Che Guevara, em Maricá, no distrito de São José do Imbassaí, já começaram. Os trabalhos estão sendo feitos pelo Serviço de Obras de Maricá (Somar). O espaço visa oferecer maior agilidade no transporte de órgãos e facilitar o socorro a pacientes e vítimas de acidentes.
A iniciativa foi divulgada pelo prefeito Fabiano Horta em suas redes sociais.
“Nosso Che salva vidas e nós seguimos aprimorando os serviços e pensando nos detalhes para que o nosso povo possa contar com uma saúde ágil, humana e de qualidade!”, comemorou o chefe do Executivo.
O heliponto terá 1.000 m² de área construída. A previsão é que o esteja pronto em fevereiro e comee a funcionar dentro de dois meses após o fim das obras. Ele será administrado pelo Aeroporto de Maricá. O espaço terá a capacidade de operar com a aeronave Sikorsky S-92, maior helicóptero em atividade no Brasil. Dessa forma, o Che Guevara vai ser o único hospital municipal atuando com aeronave de grande porte em seu heliponto.
Salvar vidas
“Essa parceria entre Codemar, Somar e o Hospital Che Guevara busca exclusivamente preservar e salvar vidas, reduzindo o tempo das operações de pousos e decolagens de aeronaves de transporte aeromédico para resgate e salvamento”, afirma a diretora de Operações da Codemar, Marta Magge, Ela acrescenta que a captação de órgãos também ganhará agilidade, facilitando e dinamizando com segurança o interior do hospital. “Vamos salvar vidas!”, celebra.
Segundo a diretora, a logística e infraestrutura do Aeroporto Municipal de Maricá possibilitarão a operação do heliponto por meio de equipamentos 24 horas.
Operações
Na primeira etapa, as operações serão por regras de voo visual. Já em um segundo momento, está projetado para que seja operado em regras de voo por instrumento, com GPS para descidas em condições meteorológicas ruins.
“Primeiro, vamos fazê-lo funcionar e trazer benefícios para a cidade. A partir daí, vamos ver se os obstáculos nos arredores permitem uma aproximação mais complexa. A ideia é que seja o primeiro heliponto em hospital do Brasil a operar por instrumentos”, adianta o Superintendente de Operações da Codemar, Isaac Nascimento.
O heliponto terá toda a infraestrutura de segurança, além do balizamento noturno para decolagens e pousos em qualquer horário.
Obras
O Serviços de Obras de Maricá (Somar) está realizando a obra do platô para a implantação do heliponto. As obras devem ficar prontas nas próximas semanas.
Com o local finalizado, o Aeroporto de Maricá vai fazer os procedimentos junto aos órgãos reguladores: DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para começar as operações.