spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Maricá: Restaurante Escola quer reforçar cultura gastronômica da cidade

spot_imgspot_img

Mais lidas

Guandu, aipim, pirão de bagre com banana… Alguns dos ingredientes e pratos típicos serão amplamente explorados no novo Restaurante Escola, inaugurado na manhã desta quinta (08) no Centro de Maricá. A proposta é oferecer formação de profissionais na cidade, além de ser um local de fomento da alimentação saudável.

“Teremos nesse restaurante escola como um local de formação plena. Precisamos compreender a realidade maior, de que esse lugar vai fomentar a alimentação saudável. A saúde humana a partir da alimentação. Aqui vamos formar profissionais e capacitar o imaginário gastronômico da cidade a partir da lógica de produção da saúde. Aqui vamos construir saber para mudar a cadeia alimentar dessa e de futuras gerações”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.

Fabiano lembrou que Maricá tem diversas pérolas gastronômicas que fazem parte da cultura culinária municipal. “A gente precisa reforçar elementos que são historicamente produzidos na cidade. Temos o guandu, o aipim, o prato típico do pirão de bagre com banana, o camarão (que é uma vocação de produção das nossas lagoas)… Aqui no restaurante escola vamos valorizar isso”, disse

“Vamos desenvolver pratos que consolidem essa dimensão na cadeia gastronômica da cidade como um todo, fazer com que a gente construa uma identidade gastronômica, atraindo para Maricá um público que venha buscar também, para além do turismo, para além da visitação das nossas praias, essa cadeia específica dessa identidade gastronômica”, completou o prefeito.

O local vai ofertar 70 cursos, sendo 60 deles online e outros 10 presenciais. “O projeto é um sucesso. Serão 60 cursos online, 240 inscritos. Para os 10 cursos presenciais, já temos 350 inscritos. Esse restaurante não compete com nenhum outro estabelecimento da cidade. Esse é um espaço de formação. O que for produzido aqui vamos dar para a população de rua. O que estamos fazendo com a questão da alimentação é uma revolução”, contou o professor Hélio Porto, da Universidade Popular de Educação para a Sustentabilidade.

“Esse é um equipamento da população de Maricá, esperamos que ele seja plenamente utilizado pelo nosso povo”, completou o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, Cláudio Gimenez. E o local já está sendo procurado pela população; cinco cursos já estão com todas as vagas preenchidas.

O local tem capacidade para até 150 alunos tendo aulas simultaneamente e vai funcionar de segunda à sábado. Até o momento, os cursos com maior procura são para cozinheiro, barman, bartender e pizzaiolo. Vale frisar que os cursos a serem ofertados foram escolhidos após diálogo com a cadeia produtiva local – a diretoria da Rota Gastronômica de Maricá esteve presente na cerimônia.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img