A escritora, jornalista e editora-chefe da Muiraquitã, que criou em Niterói, Maria Labouré Almeida Lima Ribeiro, morreu no último domingo, 18, aos 71 anos. Ela estava no Ceará, onde passava uma temporada com as filhas, genro e neta. Labouré será cremada em Amontoada, cidade onde as filhas moram. No dia 8 de março, familiares, amigos e autores farão uma homenagem a ela em Niterói. O local ainda será escolhido. Não foi divulgada a causa da morte dela.
A editora Muiraquitã publicou cerca de 400 livros desde que foi criada em 1991. Modelo e atriz, durante um período trabalhou em programas de TV nos anos 1970, como Moacyr Franco Show, Chico City e Faça Humor, Não Faça Guerra, entre outros. Quando ela foi convidada para visitar a editora da Enciclopédia Britânica pela mãe de uma colega do elenco, se apaixonou pela literatura.
Antes de abrir a editora, Labouré trabalhou no jornal Gazeta Mercantil e na Editora Vozes. Criou a Muiraquitã junto com o jornalista Yan Kleber de Moura, que se desligou da empresa em 1996.