Como parte do processo de ampliação do Programa Aprendiz Musical, promovido pela Prefeitura de Niterói, as equipes de coordenação e produção passaram, na última sexta-feira (15/03), por dois workshops de aprimoramento.
O primeiro deles, voltado para as lideranças do Aprendiz, faz parte da primeira etapa do planejamento estratégico do Programa – que está sendo desenvolvido pela consultora Beth Ponte, via UNESCO. A ação é importante para contribuir com o fortalecimento e a perpetuação dessa política pública de Niterói.
“Hoje fizemos um workshop com as lideranças do Aprendiz Musical, como parte da conclusão desta semana inicial. Estive aqui em Niterói para realizar várias entrevistas com a equipe e parceiros do Aprendiz Musical. As lideranças estiveram reunidas para entender um pouco o que será este trabalho que vamos construir nos próximos meses – e que vai ser muito importante nesse momento de expansão e de desenvolvimento do Programa Aprendiz”, disse Beth.
Já o segundo workshop, Prática Para Montagem de Concertos, foi ministrado pelo maestro do Aprendiz, Evandro Rodriguese. Nele, o time de produtores foi instigado a explorar os complexos detalhes e as diversas possibilidades ligadas à prática de montagens de palco para concertos.
Foram abordados tópicos essenciais como: o conceito de orquestra, história da música clássica, o que são naipes, as classificações dos diferentes instrumentos e sua lógica de disposição durante uma apresentação real. A equipe teve a oportunidade de visualizar e analisar mapas de palco usados historicamente, além de analisar formações alternativas para montagem de concertos de música de câmara e de orquestras sinfônicas.