O Parque da Cidade, no Morro da Viração, em São Francisco, recebeu câmeras de monitoramento para reforçar a segurança do parque, nesta segunda-feira, 1º de abril. Neste fim de semana, as obras de melhorias do local foram concluídas. Junto com a Praia do Sossego, em Camboinhas, o parque recebeu 13 câmeras.
As câmeras estão em operação desde o último dia 20 e são monitoradas 24 horas por dia pelos guardas municipais ambientais. A tecnologia permite a visualização em tempo real de atividades suspeitas, auxiliando na prevenção de delitos e na preservação da fauna e flora local.
As imagens captadas pelas câmeras também são utilizadas para alimentar o novo sistema de wi-fi gratuito, disponível para os visitantes na sede do Parque da Cidade desde 27 de março. A iniciativa visa oferecer conectividade e facilitar o acesso à informação sobre o local.
As câmeras possuem alcance de 360° graus, permitindo a visualização de todo o ambiente monitorado. As câmeras já apresentaram resultados positivos. As imagens auxiliaram na prisão de dois indivíduos que cometeram delitos em Camboinhas e na inibição do abandono de animais no Parque da Cidade.
Já as obras melhoraram a acessibilidade às rampas de contemplação e de voo, além de revitalizarem o paisagismo do local. Foi instalado ainda piso tátil, construidas muretas de concreto e instalados novos guarda-corpos. Também colocaram luminárias direcionadas para minimizar os impactos à fauna.
Um novo espaço de convivência foi criado, com novos bancos e um deck de madeira para os visitantes desfrutarem da serenidade do ambiente. O investimento foi de R$ 384 mil, uma verba do Ministério do Turismo, através de uma emenda da deputada federal Laura Carneiro.
Também foram plantadas 11.835 mudas de diversas espécies de árvores, arbustos e forrações. Três deques de madeira foram adicionados para proporcionar acesso às rampas de voo livre norte e sul, que oferecem vistas panorâmicas da Baía de Guanabara e da Região Oceânica de Niterói.
O parque recebeu bancos de madeira plástica e uma escultura vermelha doada pelo Rotary Niterói Norte, representando a liberdade de voar sobre os horizontes da Baía de Guanabara e das praias da Região Oceânica. A obra, criada pelo artista Giovanni Gargano, adiciona uma dimensão artística inspiradora ao espaço.