spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Exposição no Campo de São Bento celebra os 50 anos da Ponte Rio-Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

Quem atravessa todos os dias a Ponte Rio-Niterói não tem ideia de como ela foi construída e as histórias que essa via carrega ao longo de sua existência. O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, em Icaraí, abriu na última quarta-feira, 23, a exposição “Ponte Rio-Niterói: 50 Anos Conectando Histórias”. É uma mostra fotográfica com 16 imagens, que ficará em cartaz até 30 de junho, com entrada franca.

As fotos foram feitas pelos fotógrafos Antônio Schumacher, André Cyriaco e Leandro Souza, que exibem várias possibilidades poéticas em traços, curvas, cores e luzes. A produção é da DB Editora e a curadoria do fotógrafo Renato Moreth. Ainda hoje, a Ponte Presidente Costa e Silva é a maior via suspensa sobre águas do hemisfério sul.

A cada ângulo e momento capturado, os visitantes podem contemplar o resultado único da união harmônica entre a construção humana e a natureza ímpar da região. Os quadros foram produzidos com impressão fine art, em canvas e em papel fotográfico e molduras sustentáveis.

Exposição contém 16 imagens de diversos ângulos e perspectivas

Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Niterói, a mostra é baseada no livro homônimo, publicado pela DB Editora em 4 de março deste ano (data do cinquentenário) e produzido pela Pas de Deux através da Lei Rouanet, o qual resgata e reconta a história deste marco da engenharia nacional. Tanto a mostra quanto o livro tiveram como único incentivador a Ecoponte, concessionária que administra e opera a via.

Mostra faz parte das comemorações do cinquentenário da ponte

“Para a exposição, criamos um tour virtual, que ficará ancorado no site da editora e da Ecoponte, para aquele que não puderem ir à mostra pessoalmente, e nos dias 28 e 29 de maio iremos promover a visita de alunos de duas instituições públicas da cidade, que serão recebidos com lanche e música da Orquestra da Grota e da Oficina das Minas”, conta Franciane Barbosa, produtora executiva da exposição e diretora da editora.

Esta foto mostra como era a travessia da Baía da Guanabara antes da ponte

“Marco da engenharia nacional e referência até hoje para projetos do tipo em todo o mundo, a Ponte Rio-Niterói é responsável por diminuir a distância entre os municípios e os cidadãos dos dois lados da Baía de Guanabara, trazendo inúmeros benefícios para a identidade fluminense e servindo ao estado nos âmbitos econômico, social, cultural e turístico, entre outros aspectos”, ressalta Julio Amorim, diretor-superintendente da concessionária.

Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 9h às 14h

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img