A Paróquia São Gonçalo de Amarante iniciou no sábado (25/05), a campanha de arrecadação para as obras da fachada. O orçamento para a restauração total do símbolo do município é de aproximadamente R$ 1,6 milhão, valor que somente será possível alcançar com o auxílio de diversos colaboradores e empenho dos paroquianos e gonçalenses.
O valor de custo foi estimado após minuciosa inspeção, realizada por uma empresa especializada, que resultou em um laudo técnico de mais de 300 páginas. O documento apresenta detalhadamente todas as fissuras, rachaduras, áreas ocas e infiltrações da fachada e das torres, assim como as soluções, técnicas, correções de engenharia e materiais necessários para a obra.
Porém, a restauração da Igreja Matriz irá muito além dessas correções. O investimento ainda inclui toda a recuperação da fachada, com respeito às características históricas da edificação. Será feita a remoção dos azulejos do revestimento externo, impermeabilização, substituição das janelas atuais por outras em madeira, recuperação das esquadrias, escadas, grades e guarda-corpo, ajustes nos beirais, sancas e reparo das lajes. Toda a Igreja voltará a ser branca, com pintura em cal, conforme características do século XIX.
Outros elementos históricos ainda compõem o serviço, como a colocação da Cruz, adorno na cúpula e do sino na torre, e o acerto do relógio. A intervenção também garantirá o prolongamento e a vida útil da edificação. Embora o orçamento busque otimizar os custos, o valor também inclui os impostos, tarifa de acompanhamento da obra e a agilidade no prazo de execução.
A campanha de arrecadação inclui a criação de um carnê de obras que todos podem adquirir, um QR Code de doações para a paróquia e a realização de eventos. Todas as informações estão disponíveis no site www.igrejamatriz.com.br.
No dia 08 de junho (sábado), às 9h, será realizada uma apresentação pública para a explicação dos detalhes do projeto e todos os interessados podem participar, na própria Paróquia São Gonçalo.