A última ressaca que movimentou os mares de Niterói teve um impacto, forte, na Praia da Boa Viagem. No sentido Museu de Arte Contemporânea (MAC), pela areia, uma parte do barranco (que sustenta o calçadão da praia) está desmoronando. A Defesa Civil de Niterói confirmou que já esteve no local e produziu um relatório indicando a necessidade de obra.
A ressaca piorou a situação do local e grandes blocos de barro desprenderam do barranco. Niteroienses exclamam medo de desmoronar o calçadão. “A gente escuta desde pequena que o mar tem poder e a natureza é perigosa. Os blocos de barro que foram desprendidos do barranco são preocupantes. Se uma ressaca forte bate de novo no litoral ou se a chuva durar por muitos dias, o barranco vai desmoronar ainda mais”, frisou Viviane da Cruz, 39 anos, frequentadora da praia.
A Prefeitura de Niterói informou que a Empresa de Moradia, Urbanização e Saneamento de Niterói (Emusa) já possui um projeto básico para a obra de contenção de encostas na Avenida Almirante Benjamim Sodré, no trecho entre a Ilha da Boa Viagem e o MASC.
O projeto prevê a construção de um sistema de contenção que inclui uma estrutura de solo grampeado verde, abrangendo uma área de 6.200 m², além de solo ancorado e um muro em gabião. A intervenção encontra-se em fase de licitação. O investimento estimado é de R$ 23,7 milhões, e o prazo de conclusão previsto é de 12 meses, a contar a partir da ordem de início, ainda sem data definida.