Com a palavra de ordem “Lugar de autista é onde ele quiser”, mães e pais de autistas participaram, no sábado (15/06), da 1ª Caminhada do Orgulho Autista em Jurujuba. A iniciativa teve como objetivo ampliar a conscientização, compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na semana do Dia do Orgulho Autista, comemorado em 18/06.
O evento teve início no Centro de Artes e Esportes Unificado Ismael Silva (CEU-Jurujuba) e seguiu até o ponto final do ônibus 33, ônibus do bairro. Diversas personalidades do município, incluindo produtores e gestores, participaram da caminhada.
Para a atriz e produtora cultural Gabriela Linhares, é essencial pensar nas pessoas que muitas vezes são invisibilizadas pela sociedade. “Elas estão à margem de nossa sociedade, e através da educação e da cultura podemos integrá-las e dar-lhes acesso, não só aos locais de educação e cultura, mas também incentivando a própria produção cultural. São crianças extremamente sensíveis que já têm dentro delas a arte. Vamos pensar na arte feita por crianças atípicas. Elas estão aqui para nos ensinar. Ensinar a parar, a nos escutar e a sentir”, afirmou Gabriela.
Na semana passada representantes do Instituto Gingas, que trabalha a inclusão e acessibilidade através da capoeira, cultura e educação; levou mais de 45 alunos para a Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Macacu (APA Macacu), em Cachoeiras de Macacu. A experiência na trilha sensorial, inaugurada recentemente, foi muito comemorada pelos alunos e professores da organização.
“Sempre que possível nos empenhamos em levar nossos alunos e suas mães para terem experiências culturais, de lazer, acessíveis e que as tirem um pouco do cotidiano pesado que elas vivem. Essa visita em particular nos despertou o desejo de fazer uma trilha sensorial no Sítio Gingas, aos moldes do que vimos”, explicou David Bassous, conhecido como Mestre Bujão, fundador do Instituto GINGAS que tem sede em Niterói.
MAIS SOBRE A DATA
Criado em 2005 pela organização “Aspies for Freedom”, o Dia Mundial do Orgulho Autista é uma oportunidade para celebrar a neurodiversidade e valorizar as diferenças. A neurodiversidade se refere às variações naturais no cérebro humano de cada indivíduo em relação à sociabilidade, aprendizagem, atenção, humor e outras funções cognitivas.