Além de um local onde as gestantes poderão dar à luz os seus filhos, a Maternidade Municipal Alzira Reis, localizada em Charitas, na Zona Sul de Niterói, e que está fechada para reformas desde o ano passado, vai ganhar uma Unidade de Cuidados Intermediários. O espaço será para os recém-nascidos, onde eles terão acolhimento.
A novidade foi anunciada pelo prefeito Axel Grael, que visitou as obras da unidade nesta quinta-feira, 20. Ele disse em suas redes sociais que vai a maternidade vai aumentar a capacidade de atendimento em 30%.
“A obra está bem diferente da última vez que eu vim aqui. Já estamos na reta final de preparação desta grande unidade de saúde aqui de Niterói. É um hospital grande, um hospital muito bem montado, que está praticamente sendo refeito agora por essa obra. Até o fim do ano nós vamos estar com essa obra concluída, entregando para a Secretaria Municipal de Saúde para que a gente retome as atividades aqui da maternidade com os cuidados que as mães e os recém nascidos de nossa cidade merecem”, afirma o prefeito Axel Grael.
A maternidade ganhará também ambientes para acolher gestantes, com salas equipadas para exames como ultrassonografia, ecocardiograma e análises clínicas, leitos de observação, e espaços planejados para o conforto dos acompanhantes e apoio ao aleitamento.
O parto humanizado praticado na maternidade envolve o cuidado integral à mulher em todas as fases. O objetivo é proporcionar uma experiência segura e acolhedora. Na ala de internação, cinco novos espaços serão destinados aos procedimentos de pré-parto, parto e pós-parto, incluindo áreas específicas para acompanhantes e atividades de apoio ao aleitamento, todos adaptados às normas de acessibilidade.
As obras estão considerando ainda a sustentabilidade, incluindo aquecimento solar, elevadores eficientes, iluminação natural com sensores de presença, reuso de água da chuva, acessibilidade visual, além de telhados e paredes verdes.
Enquanto as obras estão em andamento, as pacientes da Maternidade Municipal Alzira Reis estão sendo acolhidas temporariamente no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap).