Vários postes de Niterói, principalmente na Zona Sul, Centro e no Fonseca, estão repletos de fios de concessionárias de telefonia, além dos de energia elétrica. Que acabam sobrecarregando e muitas vezes, provocando curtos-circuitos e deixando ruas inteiras sem luz. Sem falar nos riscos para os transeuntes. Desde a última segunda-feira, 17, equipes da prefeitura removendo as fiações irregulares e inativas.
Quem faz o trabalho é a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser). De acordo com a prefeitura, o trabalho garante a conservação e a segurança dos niteroienses, além de prevenir possíveis acidentes. Nesta sexta-feira, as equipes da Seconser estão atuando no bairro de Icaraí.
A prefeitura informou que nos próximos dias, a ação será feita em outros bairros da cidade.
Enel fez mais de 20 mil podas no primeiro semestre em Niterói
Outra ação importante para evitar acidentes e quedas de luz sempre que chove é a poda de árvores, tão reivindicada pela população. A concessionária Enel informou nesta sexta-feira, 21, ter feito mais de 20 mil podas em Niterói de janeiro a junho deste ano. Um aumento de 51% em relação às podas feitas no mesmo período de 2023.
Objetivo da iniciativa é minimizar o contato da vegetação com a rede elétrica e evitar desligamentos da rede elétrica. Nesta primeira etapa, foram contemplados bairros da Região Oceânica (Camboinhas e Itacoatiara), Icaraí e Centro. Para o próximo semestre, estão previstas ainda podas no bairro Fonseca. A parceria com a prefeitura envolve também a remoção de árvores com risco de queda.
O contato com a fiação e a queda de galhos e árvores sobre a rede são algumas das causas mais comuns de interrupções do fornecimento de energia, especialmente no verão em razão de chuvas e ventos.