A prefeita afastada de Saquarema, Manoela Peres (PL), voltou às redes sociais para novos pronunciamentos. Tirada do cargo em uma decisão monocrática de um desembargador no caso envolvendo o programa Conexão do Futuro, gerido pela Organização Social (OS) Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação (IDPI), Manoela ressaltou ter recebido muitas mensagens de apoio e falou, também, diretamente com os servidores públicos municipais.
Logo após a divulgação da medida, uma enxurrada de apoio à Manoela tomou conta das redes sociais. Além da população, diversos vereadores demonstraram indignação e esperança para que a liminar seja revertida. Além disso, todos os secretários municipais pediram exoneração dos cargos.
Eleita com 79% dos votos e gestão aprovada por mais de 90% da população, Manoela recebeu com perplexidade o afastamento e recorreu da decisão. “Recorri da decisão para retomar meu mandato e poder trabalhar para a população de Saquarema até o último dia de minha gestão. E sei do apoio que tenho de todos vocês”, afirmou.
Nos bastidores, servidores falam que a falta de conhecimento dos profissionais do governo interino comandado pelo vice-prefeito e candidato à Prefeitura de Saquarema Romulo Gomes (Novo) já está prejudicando o funcionamento dos serviços à população. Manoela, nas redes sociais, pediu aos funcionários públicos que não peçam exoneração ou afastamento de suas funções.
“Recebi muitos telefonemas e mensagens de pessoas chorando querendo pedir demissão, exoneração. Eu tenho um pedido: não façam isso. Por favor. Vocês precisam ficar porque a população de Saquarema depende do trabalho e dedicação de cada um de vocês. Nossa cidade não pode e não vai parar com todos os serviços que conquistamos com muito esforço por causa de uma disputa política”, pediu Manoela Peres.
Fontes ouvidas pelo ErreJota Notícias apontam que Rômulo Gomes está nomeando nomes ligados ao ex-deputado Paulo Melo (MDB) em cargos estratégicos da prefeitura. Ao menos cinco secretários que tomaram posse na última sexta (02) são ligados ao famoso nome do MDB no Rio. Vale lembrar que Paulo Melo, assim como Rômulo Gomes, é pré-candidato à Prefeitura de Saquarema.
RELEMBRE O CASO
A prefeita de Saquarema, Manoela Peres, foi afastada do cargo por 90 dias determinação da Justiça do Rio, por improbidade administrativa e prejuízo aos cofres públicos de R$ 40 milhões.
A investigação apontou irregularidades no programa “Conexão do Futuro”, com “graves indícios da participação pessoal (…) nos atos de improbidade administrativa”. A decisão da Justiça também aponta contratos com nomes de pessoas próximas de Manoela em grande quantidade.
Após ser afastada, Manoela foi às redes sociais e lembrou que havia tomado medidas para acabar com as falhas apontadas. “Antes mesmo da medida judicial, decidi bloquear qualquer pagamento à OS que administrava o programa. Rompi contratos e exonerei profissionais. Tudo que era necessário para os esclarecimentos foi feito”, afirmou.
“É importante ressaltar que nunca, em nenhuma denúncia, houve qualquer dinheiro desviado ou todos os serviços contratados não foram entregues. Nenhuma pessoa acusou ou denunciou isso. Ajustes administrativos foram necessários e fizemos”, ressaltou Manoela Peres.
Os bens da prefeita também estão indisponíveis e a decisão foi do desembargador Marco Antônio Ibrahim. O objetivo do programa era investimento em aulas de reforço e atividades extracurriculares para estudantes da rede municipal.