Está mais perto de sair do papel a obra de construção do Terminal Rodoviário do Caramujo, no Baldeador, na Zona Norte de Niterói. As chaves do terreno, às margens da RJ-104, já estão com responsáveis da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa).
O local, que abrigada uma loja de aluguel de carros, está vazio e cercado por grades. A previsão é que as obras terminem no primeiro semestre de 2026 e tenham custo de R$ 33.211.856,93 milhões.
A área de quase 20 mil m² terá 24 baias de ônibus distribuídas em quatro plataformas, cobertura modular, madeira ecológica, estrutura metálica e trechos com cobertura em vidro. Contará ainda com sustentabilidade, como captação de água da chuva para reuso, placas solares para alimentar o sistema elétrico e iluminação em LED.
O prédio terá dois andares, com 13 lojas, entre 18 e 28 m², um food market com quatro lojas de 23 m², restaurantes, bares e lanchonetes, praça da alimentação com 786 metros quadrados e espaço para 10 quiosques, cada um com 4,4 m². Serão instalados bebedouros, sanitários com acessibilidade e fraldário, escadas rolantes, elevadores e bicicletários com 74 vagas.