A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da 77ª DP (Icaraí), e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizam a “Operação Fraus”, nesta quinta-feira (19/09). O objetivo é cumprir mandados de prisão preventiva contra uma quadrilha de estelionatários especializada em golpe contra pessoas idosas. O prejuízo é de cerca de R$ 150 mil às vítimas.
A investigação começou após uma vítima registrar o caso na 77ª DP (Icaraí). A 15ª Delegacia de Acervo Cartorário (Deac) também recebeu informações da atuação da quadrilha e realizou diligências para identificar os criminosos.
De acordo com as investigações, os autores obtinham acesso aos dados pessoais e bancários das vítimas, se passavam por funcionários do banco, entravam em contato, informavam que o talão de cheque havia sido clonado e pediam para que os idosos o rasgasse. No entanto, as folhas haviam sido clonadas, assim como as linhas telefônicas dos clientes.
Os criminosos apresentavam as folhas de cheque clonadas no caixa do banco e sacavam os valores. Para confirmar a transação, os funcionários das agências bancárias ligavam para os clientes, mas integrantes da quadrilha atendiam e confirmavam a emissão do cheque, concretizando o saque fraudulento e lesando as vítimas.