A Prefeitura de Niterói inaugurou no último sábado (21) o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) às margens da Lagoa de Piratininga. Com um investimento de R$ 100 milhões, o Parque Orla é o maior projeto de soluções baseadas na natureza (SBN) do Brasil, focado na preservação ambiental e no tratamento das águas da lagoa, além de oferecer espaços para lazer, cultura e esporte.
A cerimônia foi marcada pela abertura do Centro EcoCultural Sueli Pontes, que promoverá atividades educativas e interativas sobre o meio ambiente. O evento também celebrou o Dia da Árvore, com o plantio de uma muda de Pau-Brasil.
“O Centro EcoCultural é parte de um esforço maior, o Parque Orla Piratininga, que já possui iniciativas inovadoras e premiadas no Brasil e no exterior. Este espaço é pioneiro no município e ajudará a difundir a importância do ecossistema da Lagoa e a necessidade de sua preservação”, afirmou Axel Grael, prefeito de Niterói.
O novo espaço cultural que integra o POP homenageia Sueli Pontes, arquiteta e ambientalista falecida em 2020. Já o Centro EcoCultural reúne informações sobre os ecossistemas da bacia hidrográfica da Região Oceânica e apresenta soluções para a recuperação da lagoa.
O Parque Orla Piratininga possui 680 mil metros quadrados, conta com 8 píeres e 17 praças, incluindo jardins filtrantes que tratam as águas pluviais sem o uso de produtos químicos. Já reconhecido com prêmios de sustentabilidade em nível nacional e internacional, o POP não apenas protege o meio ambiente e trata as águas dos rios, mas também promove a recuperação de uma área degradada.