O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Cubango é declarado patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio. A lei de autoria do deputado estadual Vitor Junior (PDT), foi sancionada pelo poder Executivo e publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (21), garantindo assim mais uma iniciativa de preservação da história e a cultura do Carnaval.
A verde e branco de Niterói já conquistou vários títulos ao longo de seus mais de 60 anos de fundação. A agremiação começou a participar dos desfiles de Niterói na década de 1960. Nos anos 70 foram sete títulos dos dez disputados na cidade. E sua estreia no Carnaval carioca aconteceu nos anos 80.
“O objetivo com esta Lei que declara a Acadêmicos do Cubango patrimônio cultural imaterial do Estado é a preservação da história e da cultura carnavalesca, assim como do surgimento de grandes nomes do samba fluminense. Não restam dúvidas sobre a importância do Carnaval para a nossa cultura, além do desenvolvimento econômico do nosso Estado, fomentando o turismo e a geração de empregos”, diz o parlamentar.
Vitor Junior também é o autor da Lei 10.255/23, sancionada no ano passado, para incentivo financeiro do Governo do Estado às escolas de samba do Grupo Especial, das Séries Ouro, Prata e Bronze e do Grupo Mirim, com o objetivo de promover o turismo, a cultura popular e a geração de emprego por meio do fomento ao Carnaval.
“O Carnaval do Rio é um dos maiores ativos culturais e de fomento ao turismo e geração de emprego. A festa popular, que atrai milhares de turistas do mundo todo, marca uma importante tradição e gera oportunidades de renda para muitos trabalhadores. Queremos fazer com que a indústria do Carnaval do nosso Estado cresça cada vez mais. O Rio de Janeiro é referência mundial do Carnaval, do samba e da cultura”, afirma.