O documentário A Arte da Memória, da Bando à Parte, produtora do realizador Rodrigo Areias, em parceria com a brasileira Fênix Filmes, de Priscila Rosário, será lançado oficialmente no Brasil em uma sessão especial na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói- MAC.
A exibição será no dia 26 de janeiro, às 18h30. O filme de Rodrigo Areias mergulha no processo criativo de três artistas plásticos contemporâneos: os portugueses Daniel Blaufuks e Pedro Bastos, e o brasileiro José Rufino. Os três abordam perspectivas diferentes de expressão e como a memória de cada um se reflete em suas obras.
A arte da memória é uma técnica clássica que associa imagens a lugares através de um processo de lembrança e significação. Ao vasculhar os acasos e a desordem, chega-se à mitologia pessoal do realizador, assumindo que a memória é uma ficção como qualquer filme.
Todos os protocolos sanitários de combate à COVID-19 são seguidos, como a obrigatoriedade do uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto.
Serviço
Lançamento do documentário “A Arte da Memória” (60 min, HD, cor)
Com Daniel Blaufuks, Pedro Bastos, José Rufino e participação de Victor Erice
Data: 26 de janeiroHorário: 19h
Local: MAC Niterói – Praça
Endereço: Mirante da Boa Viagem sem número – Niterói
Entrada gratuita