No mês do autismo, “Abril Azul”, psicólogos e terapeutas do mundo todo trazem à tona os questionamentos e a conscientização sobre o autismo. A tradicional Associação Pestalozzi de Niterói, que fica na Região de Pendotiba, e é conhecida no Estado pelo atendimento para portadores da Síndrome de Down, já viu seu foco mudar nos últimos anos.
Dados da instituição mostram que atualmente 74 crianças com autismo recebem o apoio com as atividades na Pestalozzi, contra 20 com Down. Segundo Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi de Niterói, “com certeza, poderia atender mais, desde que seja aberta nova vagas de atendimento pelo sistema único de saúde, que é a porta de entrada de pessoas para atendimento na instituição”.
A presidente ainda frisou que o atendimento para crianças no espectro autista é feito na área ambulatorial nas áreas de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, e terapia ocupacional, além do acompanhamento médico e de serviço social. “O objetivo é gerar nos pacientes a possibilidade de independência, socialização, iniciativa, estímulo das habilidades motoras e o desenvolvimento das áreas sensoriais, perceptivas e cognitivas”, explica Jussara.
Ações em Niterói
O Espaço Crescer, referência no tratamento e terapias para pessoas com o Transtorno Espectro Autista (TEA) em Niterói, preparou um mês inteiro de atividades nas áreas de gastronomia, arte (exposição) e cinema. A programação teve início no último sábado (01/04) com um piquenique no jardim do Solar do Jambeiro, no Ingá e uma caminhada com familiares de pessoas com TEA, seguindo da Praia de Icaraí ao MAC, na manhã de domingo, que reuniu centenas de voluntários. Os próximos eventos acontecerão nos dias 03, 18 e 26 de abril.
A partir desta segunda-feira (03/04), as crianças vão colocar a mão na massa em uma oficina de pizzas, realizada no restaurante Abbraccio, no Plaza Shopping Niterói, com direito à degustação e claro, muita diversão. A atividade brincadeira de cheff Piccolino Pizzaiolo seguirá até quinta (06/04), das 15h às 17h. Já no dia 18, a Exposição de desenhos de Bárbara Nunes com o tema: “O que é o autismo”, vai acontecer no 3º piso do Plaza Shopping, das 10h às 22h e vai ser aberto ao público do shopping.
E para fechar o “Mês Azul”, o Espaço Crescer preparou uma sessão de cinema especial e gratuita, adaptada para o público TEA do filme “Super Mário Bros”, que acontece no dia 26, às 19h, no Cinemark Plaza Shopping, para pacientes do Projeto Integra TEA e familiares. A programação é oferecida de forma gratuita e conta com o apoio de empresas parceiras da cidade, como a
Unicred, Plaza Niterói, Bibi, Criamigos, Ri Happy, Fboas, Fom, Inventando Moda, Giselle Gomes Fotografia e Fantasticamente Store.
Desde 2021, famílias de baixa renda selecionadas ao Projeto Integra TEA, recebem de forma gratuita, tratamentos voltados para a psicologia, a fonoaudiologia e terapia ocupacional.
Entenda a data
Foi a Organização das Nações Unidas (ONU) quem escolheu o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O azul é visto como a cor ideal para o incentivo da comunicação verbal entre as pessoas. Representar o mês do autismo com essa cor, reforça a ideia de deixar as pessoas autistas calmas, em equilíbrio e acolhidas.
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais