Uma ação conjunta e de inteligência com o Comando de Polícia Ambiental da Polícia Militar (CPAm), na madrugada deste sábado (10) resultou na prisão um homem em flagrante, que estava transportando 667 pássaros silvestres.
Na ação, policiais federais lotados no Núcleo de Operações da Delegacia de Meio Ambiente da PF (DMA) repassaram informações de inteligência para policiais militares do CPAm, que abordaram um carro na altura do Km 12 da estrada Magé-Manilha. Durante a abordagem, os policiais encontraram, no interior do veículo, 667 pássaros silvestres, de várias espécies diferentes, incluindo o Pixoxó, espécie em risco de extinção, nativo e endêmico da Mata Atlântica do Rio de Janeiro.
As diligências iniciais indicam que os animais estavam sendo deslocados para um depósito ilegal, usado para abastecer traficantes e comerciantes que atuam clandestinamente em feiras da região de São Gonçalo e dos Lagos.
Os pássaros apreendidos na ação receberam os primeiros cuidados realizados pela equipe do ICMBio, que também ficou responsável pela soltura dos animais na natureza.
O homem detido, que não teve a identidade revelada, teve os pertences apreendidos e foi encaminhado à Superintendência Regional da PF, na Praça Mauá, onde recebeu o auto de prisão em flagrante pelos crimes ambientais. Ele também foi atuado e será multado administrativamente pelo ICMBio, em valor ainda a ser contabilizado.