Policiais militares do 1º BPM (São Gonçalo) apreenderam quatro fuzis e prenderam quatro suspeitos durante uma operação realizada na manhã do último sábado (10), no Morro do Castro, em São Gonçalo.
A ação foi desencadeada após informações de inteligência e teve como foco o combate a roubos de cargas e de veículos, além do enfrentamento ao tráfico de drogas e à circulação de armas de uso restrito na região. Durante a incursão na comunidade, os policiais localizaram os suspeitos portando o armamento e efetuaram as prisões em flagrante.
Os quatro homens foram encaminhados para a delegacia da área e autuados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Segundo informações da polícia, o Morro do Castro, localizado na divisa entre São Gonçalo e Niterói, vinha sendo utilizado como base por criminosos ligados ao Comando Vermelho (CV). O local estaria sendo preparado para possíveis ataques contra integrantes de facções rivais do Terceiro Comando Puro (TCP), em meio à disputa territorial na região do Fonseca, em Niterói.
A apreensão deste fim de semana se soma a uma série de ocorrências envolvendo armas de grosso calibre no estado. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) indicam que mais de 3 mil fuzis foram retirados de circulação nos últimos anos. Em 2025, até novembro, foram contabilizadas 848 apreensões, o que equivale, em média, a um fuzil apreendido a cada 10 horas.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e apurar a origem do armamento apreendido.

















