A Polícia Civil prendeu em flagrante, na segunda-feira (05), dois integrantes de uma quadrilha especializada em furtos de veículos de grande porte, durante ação da Operação Torniquete. A prisão foi realizada por agentes da 15ª DP (Gávea) na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste, após cruzamento de informações de inteligência.
As investigações indicam que o grupo atuava de forma organizada, monitorando caminhonetes e utilizando equipamentos eletrônicos de alta tecnologia, como decodificadores e emuladores de chave, para abrir e furtar os veículos rapidamente. Os automóveis eram levados para comunidades dominadas por facções criminosas, onde eram clonados, desmontados ou enviados ao Paraguai em troca de armas e drogas.
Durante a abordagem na Avenida Lúcio Costa, os policiais apreenderam um decodificador de chaves, três celulares e ferramentas. Na delegacia, foi identificada a divisão de funções do grupo, que incluía mapeamento dos veículos, execução do furto e vigilância do entorno.
Os presos foram autuados por associação criminosa e tentativa de furto qualificado e encaminhados à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), onde são investigados por envolvimento em dezenas de ocorrências.
A Operação Torniquete está em sua segunda fase e tem como foco o combate a roubos, furtos e receptação de veículos e cargas que financiam facções criminosas. Desde setembro de 2024, mais de 740 pessoas foram presas, com recuperação de cargas e veículos avaliados em cerca de R$ 45 milhões e bloqueio de mais de R$ 70 milhões em bens e valores.

















