Na próxima terça-feira (08) começa em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, a ação de bloqueio contra o sarampo. A iniciativa é uma ação conjunta da Prefeitura de São Gonçalo, Ministério da Saúde e Governo do Estado e vai começar pelas escolas e creches.
O imunizante tríplice viral, que ainda protege contra a caxumba e a rubéola, poderá ser aplicado nos gonçalenses entre seis meses e 59 anos que ainda não estejam imunizados.
Apesar de não teve casos confirmados da doença em 2024 e neste início de ano de 2025, o objetivo da iniciativa é reforçar a vacinação contra o sarampo, bloqueando o retorno da doença.
Durante os próximos meses, haverá ações específicas voltadas para diversos outros segmentos como profissionais da área da saúde, da rede de turismo, trabalhadores de transportes, forças de segurança e pessoas em situação de rua. A ação ainda vai atender universidades, escolas técnicas, trabalhadores da saúde e locais de grande movimentação, áreas comerciais e praças públicas.
A atualização da caderneta de vacinação pode ser feita em qualquer sala de vacinação durante todo o ano. As cadernetas são avaliadas pela equipe, assim como a condição clínica do paciente para a aplicação das vacinas. Além da tríplice viral, todos os outros imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI) estão disponíveis.