O sábado do feriado da Consciência Negra (22) foi marcado por serviços gratuitos e atividades de lazer na Trindade, em São Gonçalo. A comunidade recebeu mais uma edição do programa Cidadania Itinerante, que atendeu dezenas de moradores na quadra da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde e a Defesa Civil do município.
Entre os atendimentos mais procurados esteve a emissão de documentos. Desempregado, Creginaldo Silvestre Tobias, de 47 anos, participou da ação para solicitar a segunda via da identidade. “A minha identidade ainda é aquela expedida pelo Instituto Félix Pacheco (IFP) e em alguns lugares não aceitam mais. Minha irmã soube do evento e me avisou. Aproveitei o feriado para atualizar o documento”, contou.
Equipes dos Cras, Creas e da Defesa Civil ofereceram orientações sobre benefícios socioassistenciais, cursos e programas públicos. Técnicos do setor de sub-registro encaminharam usuários para retirada de documentos em cartório, enquanto representantes da Secretaria Municipal de Habitação realizaram inscrições para o Programa Minha Casa, Minha Vida. A ação também contou com balcão de empregos e serviços voltados para MEI, além de atendimentos de manicure e cabeleireiro.
Na área da saúde, a população teve acesso à vacinação e a exames básicos. A enfermeira Andrea Moraes de Souza, de 55 anos, aproveitou para se imunizar contra a gripe. “Ainda não tinha tomado a vacina e, como vim ao evento, aproveitei”, disse. Também foram oferecidos testes de glicose, aferição de pressão arterial, aplicação das vacinas tríplice viral, DT e hepatite B, além de atendimentos do Odontomóvel, que realiza avaliação bucal e encaminhamento para tratamentos nas unidades de saúde.




















