Cerca de 250 antenas foram distribuídas aos motociclistas que compareceram na Praça Orlando de Barros Pimentel, nesta sexta-feira, em uma ação realizada pelas secretarias de Trabalho e Transporte, em conjunto com o Senai, contra a linha chilena e cerol, com objetivo de dar mais segurança aos condutores de motos.
“O projeto é uma ação em conjunto com o Senai, visa aumentar a proteção desses motoqueiros, doando uma antena. Esse é o primeiro lugar onde botamos nosso stand, espero levá-lo para vários bairros daqui de Maricá. Reunimos os alunos que concluíram o curso de Mecânica de Motocicletas que oferecemos através do Senai, eles vão realizar a instalação gratuita das antenas de proteção em motos que passarem pela cidade”, explicou o secretário de Trabalho, Frank Costa.
Sabendo da importância de usar a antena, o mototaxista Antônio Vieira, cobrou das autoridades mais fiscalização.
“Esse projeto previne um acidente, deveria ter uma fiscalização para verificarem se a moto apresenta antena”, disse Antônio.
O aluno Alberto Drummond, do curso de Mecânica de Motocicletas, falou da importância de colocar em prática ações do aprendizado e ajudar as pessoas.
“Estou muito feliz com o projeto que a prefeitura está fazendo, agradeço pela oportunidade, estou feliz de poder ajudar a evitar alguns acidentes com a linha de cerol ou chilena”.
Riscos – O Cerol é resultado de uma mistura entre cola e caco de vidro moído que, posteriormente são aplicadas às linhas, com a finalidade de cortar a linha de outras pipas. Soltar pipas com linha chilena ou cerol podem causar danos físicos, não somente em quem usa, mas como pedestres, motociclistas, ciclistas, animais, entre outros. As linhas com cerol possuem uma enorme capacidade de corte e provocam ferimentos profundos que são potencialmente mortais quando atingem a região do pescoço, e quando não mata, deixam sequelas terríveis em suas vítimas.
Lei – A Lei 8.478 proibiu a venda e uso do cerol e linha chilena no estado do Rio de Janeiro. De acordo com a nova lei, a utilização de qualquer elemento ou substância cortante na prática de soltar pipa, gerará uma multa para quem for flagrado portando a linha chilena ou cerol.