A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SMASC) de Maricá realizou na terça-feira (19) uma celebração pelo Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua, na Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, em Araçatiba.
O evento reuniu cerca de 60 usuários dos abrigos municipais, com apresentações culturais, serviços de saúde e cadastramento para vagas de emprego realizado pela Casa do Trabalhador, via Sistema Nacional de Emprego (SINE).
“Esse momento é muito importante para Maricá, pois simboliza a luta de quem busca reconstruir sua vida. Estamos unindo forças para oferecer novas oportunidades”, destacou Rebeca Azevedo, coordenadora de alta complexidade da SMASC.
Entre os participantes, a emoção marcou a manhã. “Cada pessoa que me ajuda é parte de um quebra-cabeça da minha nova vida. Quero estudar para um dia também poder ajudar outros”, contou Rafael Souza dos Santos, de 48 anos, acolhido em um dos abrigos da cidade.
Além de acolhimento, os equipamentos da Assistência Social oferecem diariamente alimentação, acompanhamento psicossocial, oficinas, acesso a documentação, cuidados de saúde e encaminhamento para o mercado de trabalho.
Quem deseja conhecer mais ou buscar acolhimento pode entrar em contato com o Serviço de Abordagem Social pelo telefone (21) 97237-8353.
