A Prefeitura de Maricá segue contribuindo ativamente com a segurança pública e, na sexta-feira (28), atuou – por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na prisão de um homem suspeito de um estupro em Itaipuaçu. O crime aconteceu na frente da casa da vítima, uma jovem de 17 anos.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito é motorista de aplicativo e mora em Duque de Caxias, e estava de passagem por Maricá. O homem, de 30 anos, teria atendido a família da vítima e cometeu o crime na noite de quinta-feira (27).
Após a comunicação do crime, o Ciosp fez o monitoramento do veículo e repassou as informações à polícia judiciária, que realizou operações para a localização do suspeito pelo estupro. A prisão aconteceu na tarde de sexta-feira, enquanto o suspeito tentava deixar o município.
O homem foi preso em flagrante, passou pelos procedimentos de praxe e será levado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da justiça.
Centro Integrado de Operações em Segurança Pública
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) tem, atualmente, 721 câmeras espalhadas pelos quatro distritos de Maricá: Sede, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu. Dessas, 576 são de CFTV, responsáveis pelo monitoramento, e outras 145 do tipo OCR estrategicamente posicionadas em 64 pontos do município.
O local funciona 24 horas por dia e tem ajudado a solucionar crimes – inclusive em outros estados. Instituições de todo Rio de Janeiro solicitam imagens para solucionar casos. Os pedidos são protocolados por diversas delegacias da região (inclusive especializadas), órgãos de segurança, além de outros departamentos. O Ciosp é integrado com os demais órgãos de segurança, como a Guarda Municipal e policiais da 6ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar (responsável pelo policiamento da cidade).

Ampliação do CIOSP
O prefeito de Maricá Washington Quaquá anunciou a ampliação do Centro Integrado de Operações na Segurança Pública (Ciosp). Atualmente com mais de 700 câmeras espalhadas nos quatro distritos, um novo local, mais amplo e moderno, se tornando o novo Centro Integrado de Comando e Controle de Maricá com mais de 7 mil câmeras espalhadas em todos os pontos do município.
Em um primeiro momento, com a incorporação do Centro de Operações de Maricá (Comar) à Secretaria de Segurança Cidadã, o Ciosp receberá acesso a cerca de 2.400 câmeras patrimoniais, ampliando o número de equipamentos em mais de 330%.