spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #73

spot_img
spot_imgspot_img

Aduff confirma presença na Jornada dos Movimentos Negros contra a Violência Policial

spot_imgspot_img

Mais lidas

Na quinta-feira (24/08), às 16h, a Candelária será palco de uma manifestação social intitulada Jornada dos Movimentos Negros contra a Violência Policial. O ato terá representantes de vários movimentos para exigirem o fim da violência policial e de Estado. Representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (UFF) vão representar a cidade de Niterói.

Além disso também será uma forma de protesto e pedido de apuração rigorosa sobre o assassinato da líder quilombola Bernadete Pacífico. A data será a primeira ação de uma jornada de lutas que se estende até o 20/11. Também é uma forma de homenagem a Luiz Gama, advogado, abolicionista e precursor da luta antirracista no Brasil, cujo aniversário de morte, no próprio dia 24/08.

Levantamento realizado pela Rede de Observatórios da Segurança mostra que 86% dos mortos em ações policiais no RJ são pessoas negras, apesar de o grupo representar 51,7% da população. O trabalho também evidencia que o RJ é o estado que mais produziu mortes em ações e intervenções das polícias em 2022, com 1.245 registros no ano passado.

Para o pesquisador Dennis Pacheco, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), as diretrizes que governos têm definido, em termos de segurança pública, são ‘o retrocesso deliberado’. “Ativamente, se tem produzido essas mortes como uma plataforma de visibilidade política”, afirma sobre as operações que multiplicam exponencialmente a letalidade policial.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img