A Águas de Niterói realizou 200 novas ligações gratuitas de esgoto desde novembro de 2025 como parte do Projeto de Universalização do Saneamento, que tem como meta alcançar 100% de cobertura de esgoto no município até dezembro de 2028. As ligações são voltadas a imóveis de famílias de baixa renda, garantindo a conexão à rede coletora e reduzindo o descarte irregular de efluentes e a poluição de corpos hídricos.
Nos primeiros dois meses de obras, a concessionária também implantou mais de cinco quilômetros de rede separadora absoluta em bairros como Largo da Batalha, Santa Bárbara, Maceió, Engenhoca e Charitas. O projeto prevê investimento superior a R$ 315 milhões.
Com a ampliação da infraestrutura, a iniciativa vai levar coleta e tratamento de esgoto a todos os bairros e comunidades da cidade, com reflexos diretos na saúde pública, na qualidade de vida da população, na valorização imobiliária e na preservação ambiental. Entre os impactos positivos estão a proteção das lagoas de Piratininga e Itaipu e das praias da Baía de Guanabara. Atualmente, Niterói conta com 95,6% de cobertura de esgoto e 100% de cobertura de abastecimento de água.
As obras também têm impacto na economia local, com a geração de cerca de 60 novas oportunidades de trabalho. Atualmente, 12 equipes atuam simultaneamente em diferentes pontos da cidade, dedicadas ao avanço do projeto de universalização. Para minimizar transtornos e garantir a fluidez do trânsito, a concessionária atua em parceria com a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans).
“A universalização é um grande projeto. Para o cumprimento do cronograma e para evitar interrupções nas atividades, apresentamos com antecedência as áreas de ataque junto à NitTrans, possibilitando a elaboração de planos de desvio e sinalização adequados. Essa parceria com o órgão de trânsito tem sido fundamental para garantir a segurança da população e das equipes em campo, além de assegurar o bom andamento do projeto até aqui, com cinco quilômetros de rede de esgoto já concluídos. Seguimos avançando com planejamento, diálogo e responsabilidade, levando mais qualidade de vida e benefícios ambientais para a cidade”, afirmou o gerente de Engenharia da Águas de Niterói, Bruno Queiroz.

















