A Águas do Rio aproveitou a parada programada no Sistema Imunana-Laranjal, realizada pela Cedae na quinta-feira (16), para executar 18 melhorias operacionais e estruturais em diferentes pontos de São Gonçalo, beneficiando aproximadamente um milhão de moradores.
Entre 4h e 21h, as operações no Canal de Imunana e na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal foram suspensas pela Cedae para a manutenção preventiva anual, o que impactou o abastecimento em São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
Durante esse período, equipes da Águas do Rio estiveram em campo executando ações estratégicas, como a substituição de válvulas em redes e reservatórios e a modernização dos sistemas de bombeamento Marques Maneta, que atende 18 bairros gonçalenses, e Ipiíba, responsável pelo reforço no abastecimento de Inoã e Itaipuaçu.
“Essas ações são fundamentais para garantir mais eficiência e segurança nos sistemas de abastecimento, com o menor impacto possível para a população. Agora, neste período de retomada, é essencial que todos façam uso consciente da água, evitando desperdícios. O retorno é gradual”, destacou Diogo Freitas, diretor-executivo da Águas do Rio.

Retomada gradual do fornecimento
Com a conclusão da manutenção pela Cedae às 1h45 de sexta-feira (17), o abastecimento começou a ser normalizado de forma gradativa, processo que pode se estender por até 72 horas. Em áreas mais altas ou distantes da rede, o retorno pode levar um pouco mais de tempo.
Devido à variação de pressão nas tubulações após uma longa parada, a concessionária alerta que podem ocorrer vazamentos pontuais, prontamente atendidos pelas equipes do Centro de Operações Integradas (COI), que monitora o sistema 24 horas por dia.
Enquanto o fornecimento é restabelecido, a Águas do Rio orienta os moradores a priorizar o uso essencial da água e adiar atividades que demandem grande consumo. O abastecimento alternativo por caminhões-pipa está sendo direcionado a hospitais, unidades de saúde e serviços essenciais.


O atendimento da concessionária funciona 24 horas, de forma gratuita, pelo 0800 195 0 195 (telefone e WhatsApp).